Nos EUA, restrições orçamentárias e aumento do endividamento forçam consumidores a buscar alternativas para reduzir gastos
Por Renato Müller
Os clientes dos supermercados continuam preocupados com a alta dos preços e uma grande parcela do público está fazendo mudanças significativas em seu comportamento para fazer o orçamento durar até o fim do mês. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Advantage Solutions com mais de 8.000 consumidores nos Estados Unidos.
Desenvolvido no último trimestre do ano passado, o levantamento mostra que 55% dos consumidores migraram para opções mais baratas de produtos, enquanto 52% trocaram marcas para economizar. Além disso, 54% diminuíram o tamanho de suas cestas, enquanto um terço dos clientes chegou a mudar de varejista para reduzir seus custos. Um em cada 5 está indo além, diminuindo o número de refeições diárias.
“Esse tem sido um período difícil para os consumidores”, afirma Jill Blanchard, presidente da Advantage Solutions. “Para os clientes, o ‘novo normal’ é buscar ofertas e promoções constantemente”, acrescenta. Segundo a empresa, o aumento dos preços dos produtos se soma ao crescimento do endividamento da população americana, fazendo com que exista menos renda disponível para consumo.
O movimento de “trade down” não afeta somente o setor de alimentos: mais consumidores têm optado por evitar idas ao restaurante ou entretenimento fora de casa, preferindo preparar suas refeições em casa e trocando seus itens preferidos por opções mais baratas. “A indústria tem procurado atender a esse comportamento dos consumidores oferecendo alternativas mais baratas, embalagens menores e produtos de marca própria dos supermercados”, analisa Jill.