Estudo da Nielsen detecta que artigos saudáveis alavancaram a venda da cesta de alimentos em 2020
A pandemia afetou vários hábitos do consumidor brasileiro. Um deles é a busca por alimentos saudáveis. Dados da Nielsen mostram que os itens saudáveis puxaram a venda da cesta de alimentos em 2020.
A categoria de saudáveis subiu 11% em relação a 2019. Já os básicos avançaram apenas 2,6% na mesma comparação.
Para Bruno Achkar, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen, esse movimento é reflexo da chamada indulgência permitida: o consumidor até se permite comprar produtos mais caros, desde que tenham o apelo de saudabilidade.
Essa mudança de comportamento também afeta a alimentação: 53% estão mudando as refeições para reduzir o consumo de carnes.
Pesquisa da Kantar mostra que o consumidor prioriza alimentos naturais e com menor teor de gordura. Veja:
Naturais: 79%
Menor teor de gordura: 75%
Menor teor de açúcar: 70%
Produtos sem aditivos: 69%
Preço é fator limitante
A busca por alimentos saudáveis esbarra no fator preço. Pesquisa da Kantar mostra que 35% dos consumidores não compram alimentos saudáveis porque consideram muito caros. Por isso, a presença dessa categoria é de 22% na cesta de compras da classe AB. Já na cesta da classe CDE, esse percentual cai para 13%.
Hábitos saudáveis
Outro levantamento da Nielsen mostrou que 1/3 da população já adota hábitos saudáveis. Dentro desse grupo, 71% estão mudando os hábitos de consumo por conta de preocupações com o ambiente. Exemplo disso é que 79% não compram produtos de empresas de fazem testes com animais.
Quais são seus hábitos saudáveis?
Pesquisa perguntou que hábitos são esses aos consumidores – Nielsen
Separo lixo orgânico do reciclável – 68,1%
Uso sacolas recicláveis ou caixas de papelão nas compras – 61,1%
Priorizo produtos com embalagens sustentáveis – 46%
Priorizo embalagens de fácil reciclagem – 36,4%
Priorizo produtos com embalagem 100% reciclada – 25,2%
Nenhum hábito de reciclagem – 6,7%
Fonte: Por Fabiana Futema, 6 Minutos