Por Renato Müller
A rede britânica de supermercados Waitrose adicionou etiquetas invisíveis a olho nu na maioria de seus leites de marca própria. Com a tecnologia, desenvolvida pela Polytag, especializada em soluções de reciclagem, a empresa quer monitorar a destinação das embalagens após o consumo.
A varejista é a primeira rede do setor no Reino Unido a adotar a tecnologia de códigos de barras ultravioletas em larga escala, adicionando a informação às embalagens plásticas dos leites frescos vendidos com sua marca. A Waitrose pretende expandir o sistema para outros produtos importantes de seu mix próprio nos próximos semestres.
A empresa investiu £100 mil em unidades de detecção de produtos em duas das maiores instalações de reciclagem do Reino Unido, o que permitirá coletar dados que comprovem a escala da reciclagem de seus itens e ajude a tomar melhores decisões sobre o design de futuras embalagens.
Os dados também serão usados para que a Waitrose e o governo da Inglaterra e do País de Gales entendam melhor quanto e como os consumidores estão reciclando plásticos. Segundo a Polytag, sua tecnologia pode detectar etiquetas de outros varejistas, o que pode eventualmente levar a uma maior colaboração em toda a indústria.