Home SeçõesNegócios BRF anuncia joint venture de U$ 350 mi com fundo saudita

BRF anuncia joint venture de U$ 350 mi com fundo saudita

De Administrador SH
0 Comentário

Plano estratégico da multinacional contempla produção da cadeia completa da proteína

A BRF informou nesta quinta-feira a assinatura de memorando de entendimentos com o fundo de investimentos soberano da Arábia Saudita para a criação de uma joint venture que atuará na cadeia completa de produção de frangos no país do Oriente Médio, em acordo que contempla investimentos de cerca de 350 milhões de dólares.

Segundo a BRF, a nova empresa, na qual a brasileira terá 70% de participação, promoverá a venda de produtos frescos, congelados e processados na Arábia Saudita. O fundo será dono do restante da companhia.

O memorando, não vinculante, “reforça o compromisso da companhia com seu plano estratégico e com a Visão 2030 da Arábia Saudita, em particular com a segurança alimentar na região do Golfo”, disse a BRF.

Além disso, o acordo salienta o importante mercado de produtos halal, preparados de acordo com requisitos muçulmanos.

O Brasil é o maior fornecedor de carne halal do mundo, vendendo frango e carne bovina nos lucrativos mercados islâmicos.

A Arábia Saudita é o quarto maior cliente para a carne de frango do Brasil, tendo importado 353,5 mil toneladas em 2021, segundo dados comerciais compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa grandes produtores e exportadores brasileiros.

O volume representa uma queda de 24,4% em relação ao ano anterior, pois os sauditas estão tentando reduzir as importações e aumentar a produção local de produtos de frango.

A BRF já tem uma joint venture no Oriente Médio, com um fundo soberano do Catar, também na área de produção de frangos.

O negócio é importante também porque a Arábia Saudita vem criando dificuldades para importações de carne de frango. A BRF, porém, é bem-posicionada no país, com quatro abatedouros aptos a exportar e uma fábrica.

Fonte: Reuters e Valor

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada