Por Giseli Cabrini
Você já ouviu falar em “Bobbie Goods”? Pois é, os livrinhos para colorir, que viraram febre no Brasil, serviram de inspiração para peças que compõem a campanha de Dia das Crianças do Supermercados BH.
A iniciativa “Divertido é comprar com economia” marca a primeira quinzena de outubro e foi criada especialmente para celebrar a data com criatividade, afeto e proximidade junto às famílias. Com um conceito inovador para o varejo, a peça principal é o cabeçalho do folheto de ofertas, desenvolvido pelo ilustrador Bruno de Souza em um estilo lúdico e acolhedor, com ilustrações autorais, porém, inspiradas na proposta “Bobbie Goods”.
Contudo, esse tipo de ação vai além da distribuição de brindes e anúncio de ofertas direcionadas ao público mirim. Elas possibilitam estreitar laços com os consumidores do presente e estabelecer, desde já, conexões com os clientes do futuro.
Leia também:
“Para nós, no Supermercados BH, o Dia das Crianças vai além das promoções: é sobre criar experiências que ficam na memória e no coração das famílias. A campanha ‘Divertido é comprar com economia’ nasceu desse propósito — unir economia, afeto e criatividade em uma ação que aproxima ainda mais a nossa marca das pessoas. O futuro se constrói com memórias. E estamos comprometidos em estar presentes em cada uma delas”, afirma o diretor de marketing da rede, João Pedro Oliveira.
Confira, a seguir, entrevista exclusiva de SuperHiper com o BH sobre o tema:
Como está estruturada a campanha “Divertido é comprar com economia”? Quais e como são os materiais?
Com um conceito inovador para o varejo, a peça principal é o cabeçalho do folheto de ofertas, desenvolvido pelo ilustrador Bruno de Souza em um estilo lúdico e acolhedor, com ilustrações autorais. Essa identidade visual se desdobra em diversos formatos: materiais para redes sociais com ofertas exclusivas para o público infantil; OOH em painéis digitais e em pontos estratégicos de grande circulação, como o Parque Guanabara — ícone turístico de Belo Horizonte (MG) e referência de conexão com as famílias; além dos ambientes digitais, que trarão a versão colorida da arte. Já as peças gráficas serão apresentadas em preto e branco, incentivando a interação e a criatividade. Outro destaque da campanha é a cartilha exclusiva para colorir, que será distribuída gratuitamente às crianças no dia 11 de outubro, proporcionando um momento lúdico e interativo dentro do ponto de venda e fortalecendo ainda mais o vínculo emocional com a marca.
De onde veio a inspiração para essa conexão com o universo de Bobbie Goods e qual a expectativa que isso deve trazer para o sucesso da ação?
A inspiração surgiu do desejo de criar uma campanha que fosse além da comunicação promocional tradicional e se conectasse de forma genuína e afetiva com as crianças e suas famílias. O universo criativo de Bobbie Goods, com seu estilo delicado, imaginativo e atual, foi a referência ideal para traduzir essa proposta em uma identidade visual encantadora e relevante. Mas tão importante quanto essa referência estética foi a escolha por valorizar talentos locais. Em um cenário cada vez mais dominado por soluções automatizadas e imagens criadas por inteligência artificial, optamos por seguir um caminho mais humano e artesanal, contando com o olhar sensível e criativo de um ilustrador real da nossa comunidade. Ter Bruno de Souza ao nosso lado trouxe emoção, identidade e originalidade ao projeto, aproximando ainda mais a marca do universo cultural que a cerca.
Qual a importância do público infantil para o BH? Quais ações foram programadas para a data, além da campanha “Divertido é comprar com economia”? E de que forma essas iniciativas colaboram para fidelizar os clientes, desde a infância?
O público infantil tem um papel fundamental para o Supermercados BH, porque acreditamos que a relação com a marca começa desde cedo. Quando criamos experiências positivas e marcantes ainda na infância, fortalecemos laços que muitas vezes acompanham o cliente ao longo de toda a vida. Também teremos conteúdos especiais com influenciadores mirins que fazem parte da nossa rotina, ampliando o alcance da campanha e criando conexões ainda mais genuínas com esse público. Ao trazer crianças reais para participarem da comunicação, conseguimos reforçar a identificação, tornar a mensagem mais próxima e construir uma relação afetiva ainda mais forte com as famílias.
Pensando nesse público, como é pensado o mix e a exposição dos itens, por exemplo ações de trade/ JBP (Joint Business Plan)/ GC (Gerenciamento por Categoria)?
O mix de produtos e a exposição dos itens são planejados de forma estratégica para atender aos interesses e necessidades das crianças e suas famílias. Trabalhamos em parceria com nossos fornecedores em ações de trade marketing, JBP e GC para garantir que as categorias voltadas ao público infantil estejam sempre bem-posicionadas, com visibilidade e fácil acesso no ponto de venda. Além disso, criamos ofertas exclusivas para esse público e estruturamos espaços temáticos que dialogam com a identidade da campanha, tornando a experiência de compra mais divertida, envolvente e alinhada ao espírito do Dia das Crianças.
O BH pensa em investir em alguma inovação específica para esse público?
Estamos sempre abertos a avaliar inovações que melhorem a experiência dos nossos clientes, independentemente da faixa etária. No caso do público infantil, nosso compromisso é criar ações que despertem criatividade, interação e afeto — pilares que contribuem para formar memórias afetivas e consolidar uma relação duradoura com a marca.