Com aumento de vendas e ganho de market share, faturamento anual da companhia ultrapassa R$ 70 milhões
Os resultados financeiros do Assaí Atacadista referentes ao ano de 2023, divulgados na última quarta-feira, 21, reforçam a assertividade e resiliência do modelo de negócio.
A empresa registrou faturamento anual de R$ 72,8 bilhões em 2023, o que representou um incremento de R$ 13 bilhões, e alta de 22%, em relação ao ano anterior. Somente no 4T23, foram mais de R$ 20 bilhões em receita (+15,6% vs 4T22).
O Assaí segue ganhando market share e registrou avanço de 2,0 p.p. no ano – resultado da performance das lojas existentes e pelo seu plano de expansão, com destaque para as conversões dos hipermercados, cujo sucesso é comprovado pela maturação acelerada. As unidades convertidas, por exemplo, vendem mais de 3 vezes do que quando operavam no formato anterior.
Ao longo do ano, o Assaí realizou a abertura de 27 lojas, o que totalizou 288 unidades em funcionamento em todo o Brasil e ampliou a sua presença com a inauguração da sua primeira loja no estado do Espírito Santo, na cidade de Serra, além das primeiras lojas nos municípios de Mossoró (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Olinda (PE). A rede avançou ainda na implementação de serviços nas lojas e na estratégia Phygital, sendo o app Meu Assaí um dos top 5 aplicativos do varejo com maior crescimento de downloads no Brasil e 12 milhões de clientes cadastrados em 8 meses de operação desde o seu lançamento.
Avanços em ESG
Ao longo do ano, o Assaí também registrou uma queda de 10% das emissões nos escopos 1 e 2 no comparativo com 2022, em linha com sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030.
O Assaí também reforçou o seu papel como marca empregadora ao atingir mais de 80 mil colaboradores e continuou os seus esforços em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Com 43,5% de negros e 25% de mulheres em cargos de liderança e 5,4% do quadro de colaboradores(as) composto por pessoas com deficiência, o atacadista fechou o ano com a conquista dos selos Women on Board (WOB) – que reconhece empresas com a presença de pelo menos duas mulheres no Conselho Administrativo – e o Age Friendly, destinado às organizações consideradas como as melhores empresas para profissionais 50+ trabalharem, além de ser o único varejista alimentar a integrar a carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.