Um dos pratos mais tradicionais das ceias de fim de ano, o bacalhau vem de longe e tem história
A época de festas chegou e nada mais combina com as ceias do fim do ano do que o autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua. A versatilidade, sabor e textura perfeitos desse peixe, combina com uma infinidade de pratos, desde a entrada até o prato principal.
O Gadus morhua vem da Noruega, onde o trabalho artesanal da pesca, salga e secagem, é aperfeiçoado por séculos de experiência. O país trabalha no setor de frutos do mar usando conhecimento e experiência na busca de produtos da mais alta qualidade. A Noruega é líder mundial em pesca sustentável, graças aos compromissos políticos, ambientais e industriais, além de possuir uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento de pesca, com sistemas de rastreabilidade que coletam informações valiosas sobre os peixes em toda a sua cadeia alimentar.
Nesse período de alta nas vendas, o autêntico Bacalhau da Noruega pode ser encontrado em redes de supermercados, empórios, mercados públicos e importadores. O produto pode ser identificado nos estabelecimentos por meio da etiqueta Seafood from Norway, que é a marca representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, símbolo de origem de todos os pescados noruegueses.
O sabor inconfundível do Bacalhau da Noruega se dá graças ao processo de salga e secagem cuidadoso, totalmente natural, não se usa nenhuma substância química e nem aditivos, só peixe e sal e mais nada. Embora o processo de produção seja bastante simples e não envolva muitos ingredientes, produzir o Bacalhau da Noruega de alta qualidade não é tarefa fácil. Não existem ferramentas técnicas ou científicas que digam quando o produto está perfeito, pronto. Começar com o produto perfeito é essencial. Depois, é trabalhar com muito cuidado e precisão, sem pressa. Não existem soluções rápidas ou simples para esse processo. O sabor do Bacalhau da Noruega é único.
Considerado o mais nobre do mundo, o Gadus morhua, tem uma carne suculenta e uma capacidade de soltar pétalas, deixando as receitas para a ceia muito mais saborosa. Para chegar ao sabor máximo do Bacalhau da Noruega, o processo de dessalga é muito importante, pois o peixe ganha o volume que perdeu durante a salga e secagem, o que garante um rendimento de até 30% sem perder a qualidade.
A origem e o processo que vai da pesca à venda fazem do autêntico Bacalhau da Noruega um alimento muito saudável, que pode ser consumido diariamente.
Bacalhau da Noruega – presença certa na mesa dos brasileiros neste Natal.
Para saber mais sobre o autêntico Bacalhau da Noruega, acesse nosso site: www.bacalhaudanoruega.com.br e as redes sociais: Instagram: @bacalhaudanoruegabrasil e Facebook: @BacalhauDaNoruega