Com as inaugurações orgânicas e conversões de loja, rede avança pelo país rumo às 470 unidades até 2026
Em 2022, o maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, expandiu ainda mais a sua capilaridade, com 58 aberturas, tendo em vista um robusto plano de expansão da marca, que vem crescendo cada vez mais após a integração com o Grupo BIG. Durante o ano, o Atacadão chegou a novas regiões, gerou cerca de 10 mil empregos, foi protagonista em conversões de bandeira e formato, bateu um novo recorde de inaugurações mensais e anunciou sua próxima meta: chegar em 2026 com 470 unidades, incluindo uma abertura internacional, com a primeira unidade da rede na França ainda em 2023.
“O ano de 2022 foi muito positivo e marcante para nós. Inauguramos 58 unidades e celebramos os 60 anos de história do Atacadão, que consolidou sua posição de liderança. Ampliamos nossa presença ao redor do Brasil e atingimos marcos importantes. Além disso, iniciamos o processo de conversão de lojas graças à integração com o Grupo BIG e também batemos um recorde de inauguração de lojas no mês de novembro, com 23 lojas abertas”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.
O executivo reforça, ainda, que a grande prioridade da rede é garantir o acesso à alimentação básica de qualidade a preços justos a toda população brasileira. Esse é o primeiro ponto que os leva a marcar presença em todo o país. O modelo de atacarejo vem crescendo cada vez mais, pois além de contribuir para o microempreendedorismo, que aumentou nos últimos anos, também se tornou um modelo atrativo para os consumidores finais, que atualmente compõem 40% do quadro de clientes do Atacadão.
Ao longo do último ano, a marca, que está em todos os estados do país, chegou pela primeira vez em 17 cidades de 11 estados, como Santa Cruz do Capibaribe (PE), Poá (SP) e Caicó (RN), além de expandir em municípios onde já estava presente, como São Bernardo do Campo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Com isso, o Atacadão fechou 2022 com 374 unidades, sendo 341 lojas de autosserviço e 33 atacados de entrega, um aumento significativo se comparado às 250 unidades da marca no fim de 2021.
“A capilaridade conquistada pelo Atacadão reforça o nosso compromisso em abastecer os lares brasileiros, proporcionando alimentação básica e de qualidade, além de preços acessíveis e uma variedade de produtos e serviços para todos os tipos de públicos, como pequenos comerciantes, microempreendedores e consumidores finais, a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país”, comenta Oliveira.
Até agora, a marca já passou por 38 das 70 conversões de bandeira previstas com a integração do BIG; o processo promete fazer lojas que atualmente operam como Maxxi Atacado, BIG, Todo Dia funcionem com a bandeira, trazendo todos os benefícios da rede em novas localidades. Em 2023 o plano robusto de expansão após a integração com o Grupo BIG será concluído com as 13 conversões de bandeira restantes sendo finalizadas ao longo do ano, além de aberturas orgânicas feitas pelo Atacadão.