Unidade de negócios Freshippo pretende abrir 12 novos PDVs em regiões estratégicas de grandes cidades para aumentar presença omnichannel na China
Por Renato Müller
A digitalização dos supermercados é um dos grandes campos de batalha no varejo chinês. A Freshippo, do grupo Alibaba, se tornou conhecida mundialmente com suas lojas da bandeira Hema, pioneiras em funcionar como hubs de distribuição para entregas na vizinhança. A rival JD.com transformou sua rede 7Fresh em uma unidade de negócios separada, em uma tentativa de ganhar força e ocupar espaços nesse segmento.
Esse movimento já tinha sido feito pelo Alibaba, que, em março, se dividiu em seis negócios separados como uma tentativa de capturar valor em cada operação e voltar a crescer. A ideia é que cada uma dessas unidades de negócios, em algum momento, abra seu capital e se transforme em uma empresa independente.
No caso da Freshippo, que já é um negócio independente do Alibaba e tem mais de 300 pontos de venda nas principais cidades da China, nas próximas semanas serão abertos 12 lojas em cidades como Beijing, Shanghai e Guangzhou, sempre com uma grande área dedicada a produtos frescos (como frutos do mar), que podem ser consumidos em restaurantes dentro da loja, comprados fisicamente ou encomendados online para retirada na loja ou delivery em 30 minutos.
Com isso, a empresa pretende continuar fortalecendo sua cobertura de mercado antes da abertura de capital, que ainda não tem uma data firme para acontecer.