Início » Seção » As lições do Assaí

As lições do Assaí

Rede, que começou com uma pequena loja em São Paulo, comemora 51 anos e a transformação do conceito de atacarejo

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Tudo começou em 1974 com um pequeno negócio na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, voltado a abastecer pizzarias e pastelarias de bairro. Com o passar dos anos, o Assaí se tornou uma marca valiosa, ocupando a vice-liderança do Ranking ABRAS 2025. São mais de 300 lojas, 90 mil colaboradores e 40 milhões de clientes atendidos por mês.

O que está por trás desse sucesso não se resume à escala, mas tem como pilar a capacidade de antecipar movimentos e ditar tendências.

Do novo formato de loja, que redefiniu a experiência do atacarejo no Brasil, à incorporação da tecnologia e da sustentabilidade como pilares de gestão, a companhia construiu uma trajetória em que a inovação se tornou parte de seu DNA, sempre alicerçada em pessoas e em tecnologia.

Confira, a seguir, os principais marcos dessa trajetória vitoriosa do Assaí:

Novo modelo de loja: em 2012, ao inaugurar a unidade de João Pessoa (PB), o grupo apresentou um novo conceito de espaço com corredores amplos, ambiente climatizado, iluminação eficiente e estacionamento coberto. Até, então, o cash & carry era um modelo com foco só em preço, não em experiência de compra. Além da infraestrutura, o novo modelo ampliou o sortimento e valorizou seções, como perecíveis, e categorias, como frios, queijos e carnes.

Serviços e disciplina financeira: a partir de 2021, a rede passou a investir em serviços, por exemplo, açougue, algo inédito no atacarejo. Na sequência, vieram a padaria, com pães assados de hora em hora, e o empório de frios, com atendimento no balcão. Tudo isso sem aumentar custos.

Expansão por meio de conversão: em 2021, o Assaí adquiriu 66 pontos comerciais do Extra Hiper e logrou converter 60 deles em apenas um ano. Isso trouxe ganhos de capilaridade e fez com que a marca chegasse a locais antes inalcançáveis por meio de expansão orgânica.

Varejo 4.0: a digitalização é o novo eixo de crescimento. Em 2023, houve o lançamento do aplicativo Meu Assaí, conectando operações on e off-line. No ano seguinte, aconteceu a adoção de caixas de autoatendimento. A meta é que, em novembro, todo o parque de lojas ofereça o serviço de self-checkout, totalizando mais de 1,8 mil equipamentos instalados.

Sustentabilidade: a empresa atingiu em 2024 o índice de 98% de energia elétrica oriunda de fontes renováveis e mantém o Instituto Assaí, que já doou mais de 5 milhões de refeições somente em 2024.

Diversidade e capacitação: a rede mantém programas de treinamento e ascensão interna. Suas políticas de diversidade e inclusão já resultaram em 45,8% de líderes pretos e pardos, além de ações voltadas a profissionais seniores, migrantes e refugiados.

Fonte: Neofeed

Leia Também