Home SeçõesConsumidor Arroz e feijão feitos em casa ainda predominam nos lares brasileiros

Arroz e feijão feitos em casa ainda predominam nos lares brasileiros

Snacks têm menos força na dieta em comparação a outros consumidores latinos e europeus

De Redação SuperHiper
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Os brasileiros passam mais tempo preparando sua comida – especialmente arroz, feijão, sopas e pão de ló – com maior frequência aos fins de semana, com a família, movidos pelo hábito e prazer. E têm menos ocasiões de lanches.

Os dados, que constam do relatório Appetite for Growth 2024 sobre os hábitos de refeições na América Latina e na Europa, trazem insights valiosos para o varejo alimentar e seus fornecedores ao desvendar a forma como os consumidores têm interagido com categorias dentro de casa e as mudanças em relação a isso. Conveniência e simplicidade estão em mais ocasiões de consumo. E os momentos de café da manhã estão mais saudáveis e saborosos.

O Brasil é ainda o país que mais apresenta ocasiões de refeições principais, com 53% das refeições nesses parâmetros. Por sua vez, os snacks, com apenas 16%, compõem a categoria menos presente entre os nove países avaliados pelo relatório: o Brasil, a Colômbia, o México, o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Itália, Portugal e a Espanha.

De modo geral, os latinos são os que menos lançam mão de pratos prontos e passam mais tempo cozinhando, ainda que soluções de conveniência tenham um enorme potencial para economizar tempo na cozinha.

O estudo aborda tendências de consumo ao redor do mundo, com destaque para flexibilidade, simplicidade e prazeres saudáveis. Algumas das descobertas do levantamento revelam que o local onde interagimos com categorias está mudando. Portanto é importante que as marcas estejam nos lares. A versatilidade nos momentos e no uso de consumo em casa será a chave para o crescimento das categorias de alimentos e bebidas.

Apesar das ocasiões de consumo ao longo do dia voltarem aos níveis pré-pandemia, grandes mudanças têm acontecido. Na Alemanha, por exemplo, a geração “Z” (nascidos entre 1997 e 2012) registra pico no nível de conveniência de refeições, com grande porcentagem de consumo de refeições prontas no almoço e jantar: 26% do share.

O Appetite for Growth 2024 analisou mais de 3 milhões de ocasiões de consumo do Painel de Uso da Kantar durante 2023, em nove países da América Latina e Europa.

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