<< Voltar pra Home

Destaques



APAS Show 2023: Presidente da ABRAS destaca prioridades para o setor supermercadista

15 de maio de 2023
 - 
17:46
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “APAS Show 2023: Presidente da ABRAS destaca prioridades para o setor supermercadista”

João Galassi ressaltou a importância de garantir a segurança alimentar dos brasileiros e reforçou a postura contrária à PEC 159

O presidente da ABRAS, João Galassi, fez um speech na abertura APAS Show 2023, realizada em 15 de maio, no Expo Center Norte, São Paulo. O evento tem extrema relevância para o setor supermercadista e serviu para reforçar os laços entre a ABRAS e a APAS e reforçou o compromisso da associação em defender os interesses dos supermercadistas brasileiros.
Durante seu discurso, Galassi enfatizou os principais pontos que norteiam a atuação da associação e destacou a importância do setor de supermercados no Brasil. Ele começou enfatizando a postura contrária ao aumento de impostos em alimentos, rejeitando qualquer tentativa de disfarçá-los como Cashback. E ressaltou que a atividade econômica do setor é essencial para abastecer a população e garantir o acesso a itens básicos de vida, sendo obrigação buscar economia e segurança alimentar para todos.

Em relação à atual agenda legislativa da ABRAS, o presidente destacou a importância de colaborar com o Congresso Nacional na compreensão dos impactos da reforma tributária sobre a sociedade brasileira. Ele ressaltou que, embora acredite na necessidade de uma reforma administrativa para melhorar a eficiência do estado, é crucial abordar a reforma tributária no atual cenário. Listando as prioridades da associação, ele enfatizou os seguintes pontos:

• Imposto único com alíquotas diferenciadas;
• Isenção total para os produtos da cesta básica;
• Não cumulatividade;
• Garantia de compensação dos tributos antigos;
• Utopia do Cashback;
• Não ao imposto seletivo – alerta para INDÚSTRIA;
• Reforma justa para todos.

Ao ressaltar as dimensões do setor de supermercados no Brasil, João Galassi revelou que o setor emprega 3,2 milhões de trabalhadores e atende diariamente a 28 milhões de consumidores em suas 94,7 mil lojas. Além disso, ele enfatizou que o setor representa um faturamento de R$ 695,7 bilhões, correspondendo a 7,03% do PIB nacional. E, mais importante ainda, ressaltou que o setor possui a menor concentração de poder econômico em todo o mundo, com 70% dos negócios nas mãos de 1.250 famílias empresárias e investidoras brasileiras.

O presidente alertou para os riscos de concentração no setor, mencionando a atual situação econômica do país, a aprovação da PEC 159 para aumentos de impostos e as incertezas trazidas pelo STF em relação à demissão sem justa causa. Ele recomendou cautela para evitar demissões e o aumento dos preços, pois a competição saudável e os preços justos são essenciais para o setor de supermercados.

Para encerrar seu discurso, o presidente parabenizou a APAS e seu presidente, Pedro Lopes, pela realização da 37ª APAS SHOW, reconhecendo o evento como o maior de todos os tempos. Ele destacou a importância da APAS como uma das maiores formadoras de líderes associativos do país, uma verdadeira escola que se destaca pela dedicação de suas lideranças executivas e pela paixão e comprometimento de cada membro da diretoria. O presidente também aproveitou a oportunidade para convidar os representantes do Congresso Nacional presentes, mencionando seus nomes, para um agradável almoço na inauguração da Casa da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços em Brasília.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…