Por Renato Müller
Nos últimos 18 meses, o custo de implementação da plataforma de vendas autônomas Just Walk Out, da Amazon (tornado famoso pelas lojas Amazon Go) caiu 50%, pela otimização dos algoritmos de Inteligência Artificial e por um forte trabalho de simplificação das exigências de instalação do sistema.
Atualmente presente em cerca de 300 pontos de venda nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e França, o modelo tem mostrado uma boa relação custo/benefício em locais com vocação de conveniência e grande fluxo de clientes, como aeroportos, estádios e universidades. Para uma implementação mais ampla, porém, ainda é preciso fazer mais.
Para Anthony Leggett, diretor de desenvolvimento de negócios Just Walk Out da Amazon Web Services (AWS), a geração mais recente da tecnologia pode ser implementada em lugares com pouco mais de 2 metros de altura, o que era impossível até recentemente. “Também conseguimos fazer o sistema operar em locais com diferentes alturas de teto ou rampas, o que aumenta as possibilidades de uso no ambiente de varejo”, afirma.
Na área de meios de pagamento, a Amazon migrou para um modelo multissistemas, saindo de uma plataforma fechada – que aumentava os custos para o varejo e inibia a expansão da plataforma. “O aumento da flexibilidade que temos trazido para o Just Walk Out tem feito a tecnologia ser instalada em mais pontos de venda e até mesmo substituir plataformas concorrentes em lojas autônomas, como aconteceu neste ano nas arenas do Denver Broncos e do Indiana Pacers”, completa Leggett.