Início » Seção » Amazon joga a toalha e decide encerrar bandeira Fresh

Amazon joga a toalha e decide encerrar bandeira Fresh

Pontos de venda serão convertidos para unidades Whole Foods Market; lojas Amazon Go também fecharão as portas

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Depois de anos de tentativas e frustrações, a Amazon decidiu jogar a toalha. A empresa anunciou o fechamento de seus supermercados Amazon Fresh e Amazon Go, mantendo apenas a bandeira Whole Foods Market no mercado.

Em um comunicado à imprensa, a empresa disse que embora tenha visto sinais encorajadores, as bandeiras Fresh e Go não conseguiram “criar uma experiência de compra realmente diferenciada com o modelo econômico necessário para uma expansão em larga escala”. As lojas ficarão abertas até o próximo domingo (01/02/26), exceto as unidades na Califórnia, que precisarão funcionar por mais tempo devido a normas estaduais.

O movimento não é uma enorme surpresa, já que a empresa vem há anos tendo dificuldade em desenvolver outros modelos de loja depois de ter adquirido, em 2020, a rede Whole Foods Market. Em 2024, a empresa havia suspendido a expansão da bandeira Fresh e cancelado a expansão das lojas autônomas Amazon Go.

No ano passado, a empresa simplificou sua estrutura, colocando em março as bandeiras Fresh e Go debaixo do mesmo guarda-chuva para reduzir custos – e as lojas no Reino Unido foram fechadas em setembro. Com apenas 15 lojas autônomas Amazon Go, a empresa tem priorizado a venda das soluções tecnológicas para terceiros, especialmente em estádios, aeroportos, universidades e outros lugares de grande circulação de público.

Já a bandeira Amazon Fresh chega ao fim com pouco mais de 60 pontos de venda no mercado americano, um número insuficiente para tornar a marca competitiva. Parte das lojas encerradas será convertida em Whole Foods Market, bandeira hoje com cerca de 550 unidades no mercado americano e expectativa de receber mais 100 pontos de venda nos próximos anos.

A Amazon, porém, manteve os investimentos tanto no formato de conveniência Whole Foods Daily Shop, focado em itens “grab and go” e um sortimento bastante restrito de produtos de vizinhança; quanto na marca Amazon Grocery, focada em itens essenciais de supermercados com grande mix de marcas próprias e forte integração à Whole Foods (como forma de oferecer uma experiência completa de compras). Uma das lojas, em Chicago, funciona ao lado de uma Whole Foods, enquanto outra unidade, na Pensilvânia, é uma store-in-store dentro da marca mais conhecida.

Leia Também