Por Renato Müller
A Amazon apresentou nos Estados Unidos um novo conceito destinado a facilitar o processo de compra de seus clientes que também visitam a Whole Foods. Na nova loja conceito da Whole Foods em Plymouth Meeting, na Pennsylvania, os clientes podem comprar alimentos no ponto de venda e encomendar itens de marcas nacionais não disponíveis na rede, mas que são entregues pela Amazon.
A nova loja conta com um micro CD de mil metros quadrados, automatizado, que armazena 12 mil SKUs de alto giro. Dessa forma, os clientes podem fazer suas compras na loja e pedir itens para disponibilidade imediata ou por meio de delivery.
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“Sempre nos orgulhamos de ter uma ampla seleção de produtos naturais e orgânicos, mas entendemos que nossos clientes gostam da conveniência do one-stop shopping. Por isso, estamos unificando as ofertas da Amazon e da Whole Foods para que a experiência de compras seja mais conveniente e alie quantidade, velocidade e experiência”, afirma o vice-presidente da Amazon Grocery Stores e CEO da Whole Foods Market, Jason Buechel.
Na loja de Plymouth Meeting, os clientes encontram QR Codes espalhados pelo piso de vendas. Esses códigos, quando escaneados, dão acesso a uma vitrine especial no app da Amazon. A partir dali, é possível acessar os produtos que estão no mini CD na retaguarda. Segundo a Amazon, a separação é feita em menos de 10 minutos, o que permite que os clientes retirem essa compra online na saída da loja.
Para clientes da vizinhança comprando online na Whole Foods por meio do app ou do site da Amazon, a seleção de produtos já incluirá itens armazenados no mini CD, para que a compra possa ser feita inteiramente nas bandeiras da empresa. Os pedidos podem ser retirados na loja, no drive thru ou por delivery.
O mini CD atrás da loja utiliza robôs de uma empresa americana chamada Fulfil, projetados especificamente para o varejo de alimentos. Os robôs fazem a separação dos produtos e organizam os pedidos de forma autônoma, usando tanto o estoque da Whole Foods quanto a área dedicada aos itens distribuídos pela Amazon. Os pedidos são conferidos por um colaborador antes de serem entregues aos clientes.