Por Renato Müller
A Amazon está acelerando o uso de automação em suas operações com uma série de ferramentas de IA e sistemas robóticos, com a promessa de acelerar as entregas e aumentar a eficiência de seus Centros de Distribuição.
As inovações mais recentes da Amazon envolvem pontos críticos de seu processo de delivery e fulfillment. Um exemplo é o braço robótico Blue Jay: em testes em um fulfillment center na Carolina do Sul, o sistema acelera a separação de produtos e poderá ser usado nos delivery centers de entrega no mesmo dia para dar mais velocidade e cortar custos operacionais.
Leia também:
Outra iniciativa é o Eluna, um assistente que usa IA para otimizar a alocação da força de trabalho. O sistema, em testes em um CD no Tennessee, ajuda os gestores a evitar gargalos e usa IA Generativa para facilitar o diálogo com os profissionais.
Mas os projetos também aparecem em outras áreas da Amazon. Os trabalhadores de entrega passaram a usar smart glasses para terem as mãos livres e ganhar praticidade em seu trabalho. Com o equipamento, não é necessário ter um smartphone para tirar fotos das embalagens nos locais de entrega. Além disso, os profissionais podem estar mais atentos ao ambiente, o que aumenta a segurança do seu trabalho.
Segundo a empresa, o feedback inicial do uso dos smart glasses tem sido positivo. “Testamos com centenas de pessoas nos últimos meses e a aprovação tem sido enorme, tanto pela praticidade quanto pela segurança”, disse Beryl Tomay, vice-presidente de transportes da Amazon, em uma entrevista para a FOXBusiness.