Ação promocional da varejista americana antecipou compras de Natal em mais de dois meses
*Por Renato Müller
A Amazon realizou nesta semana a segunda edição de seu Prime Day em 2022, em uma tentativa de impulsionar suas vendas, especialmente em categorias como itens de supermercado (CPG). Os primeiros números mostram que a estratégia, ao menos em parte, deu certo.
Segundo dados da consultoria Numerator, no Prime Early Access quase um quarto dos consumidores compraram brinquedos e games – contra 15% no Prime Day deste ano, no primeiro semestre. A categoria líder em procura, porém, foram os itens essenciais para a casa (como limpeza e higiene pessoal), adquiridos por 29% dos clientes. Vestuário e calçados tiveram a preferência de 25% e itens de saúde e beleza pessoal foram comprados por 24%.
Um dado interessante é o fato de que 14% dos que fizeram compras de Natal fizeram a maioria ou todas as compras de dezembro já em meados de outubro, acreditando que não terão melhores ofertas que as oferecidas pela Amazon.
Os resultados preliminares do Prime Early Access mostram que a Amazon continua avançando nos itens de supermercados (exceto alimentos), um mercado em que vem tendo uma expansão de 4 a 5 vezes a cada Prime Day. No primeiro semestre, segundo a Numerator, a participação da Amazon no mercado de consumer packaged goods (CPG) era de 4,9% antes da data promocional, 5,6% no mês do Prime Day e 21,7% na data promocional propriamente dita. No Prime Day do primeiro semestre, 17% dos clientes compraram alimentos na promoção.