Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100% sem assistência humana
Renato Müller
O grupo varejista alemão Aldi é o mais recente a embarcar na onda das lojas automatizadas. Na cidade de Aurora, nos subúrbios de Chicago, a empresa está testando um supermercado que elimina o escaneamento dos produtos no checkout, embora não abra mão completamente do apoio humano no ponto de venda.
Localizada a menos de 15km da sede da Aldi nos Estados Unidos, a loja é um teste da tecnologia “Aldi Go”, desenvolvida em parceria com a startup Grabango. Clientes que chegam à loja podem fazer o download do aplicativo da startup, inserir suas informações de email e cartão de crédito e começar a comprar – sem a necessidade de selecionar a loja em que se encontram.
Durante o processo de compra, os clientes simplesmente colocam os produtos desejados no carrinho. Cada pessoa que entra na loja é identificada por câmeras instaladas no teto e recebe um “carrinho virtual”. Os itens retirados ou colocados nas gôndolas são rastreados pelas câmeras e associados a cada carrinho virtual – inclusive para itens que exigem ajuda de um funcionário da loja, como bebidas ou itens que são comprados por peso.
Quando a compra está finalizada, os clientes se dirigem a um quiosque parecido com um terminal de self checkout, que faz uma verificação final entre o que está no carrinho de compras e o carrinho virtual. Um colaborador faz a pesagem de frutas, legumes e verduras, bem como a verificação de idade para bebidas, e o cliente usa o aplicativo da Grabango para escanear um QR Code que conecta aquela compra ao seu cadastro. A compra é então debitada do cartão e um recibo é enviado por e-mail.
Excluindo os sensores no teto da loja e o checkout diferente, o “look and feel”da loja é exatamente o mesmo de um supermercado comum da Aldi. O sistema vem sendo desenvolvido em parceria pela Aldi e Grabango há dois anos e conta com checkouts tradicionais para quem quer pagar em dinheiro.