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Albertsons reforça automação da sua logística

Até dezembro, rede supermercadista dos EUA quer chegar a 30% do volume distribuído a partir de CDs automatizados; expectativa é economizar US$ 1,5 bilhão em três anos

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

Investimento em tecnologia como uma forma de melhorar a gestão dos estoques e trazer uma economia de US$ 1,5 bilhão em três anos. Esse é o novo foco estratégico da rede de supermercados Albertsons, que recentemente viu sua tentativa de fusão com a rival Kroger fracassar.

A rede varejista terminou de implementar soluções de automação em 3 de seus 22 centros de distribuição nos Estados Unidos, em um processo que irá se acelerar neste ano. Até 2026, também será implementado um novo sistema de gestão de logística (WMS) para melhorar a experiência dos clientes e aumentar a eficiência operacional da empresa.

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“Nossas iniciativas de supply chain vão melhorar a qualidade dos produtos estocados, diferenciar nossa oferta de produtos frescos, reduzir o custo de serviço e aumentar nossas capacidades analíticas em toda a cadeia de distribuição”, afirmou o CEO da Albertsons, Vivek Sankaran. Segundo o executivo, avanços tecnológicos como o uso de robôs nos centros de distribuição são um fator chave para gerar desempenho e produtividade na varejista.

Com o fracasso da fusão com a Kroger, a Albertsons precisa acelerar suas iniciativas de aumento de produtividade para poder competir com varejistas de alcance nacional, como Walmart, Amazon e Costco. “Continuamos a desenvolver nossos mecanismos de produtividade, projetados para melhorar sistematicamente a eficiência dos negócios e reduzir custos”, afirmou Sankaran. “Pretendemos gerar US$ 1,5 bilhão de economia em toda a empresa ao longo dos últimos 3 anos a partir dessas iniciativas”, acrescentou.

Além dos investimentos em automação, a Albertsons tem reforçado sua estrutura de e-commerce. Segundo o relatório trimestral divulgado no início de janeiro (referente ao terceiro trimestre do ano fiscal 2024), a varejista, que tem parcerias de entrega com Grubhub e Instacart, já tem mais de 7% de suas receitas vindas de canais digitais, com espaço para continuar avançando. “O digital é hoje uma de nossas maiores oportunidades de aquisição e retenção de clientes”, disse Sankaran.

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