Por Renato Müller
Duas das maiores redes varejistas de alimentos dos Estados Unidos aderiram ao programa de aceleração de iniciativas de descarbonização do estado de Nova York. Albertsons e Walmart passaram a fazer parte do The Clean Fight, projeto que, em seu quarto ano, se dedica a descarbonizar o armazenamento, distribuição e varejo de alimentos.
Como Customer Collaborators, as redes varejistas se unem a outras empresas para trabalhar conjuntamente visando desenvolver projetos e compartilhar conhecimentos que levem a um menor impacto ambiental de toda a cadeia de suprimentos do setor.
“Hoje existem cerca de 2.400 grandes supermercados no estado de Nova York, cada um deixando uma pegada de carbono equivalente à de mais de 600 automóveis. Existe uma imensa oportunidade para desenvolver e adotar soluções de descarbonização que sejam simples e fáceis de adotar”, afirma Kate Frucher, managing director do The Clean Fight.
As empresas participantes do programa irão acelerar 7 projetos de startups focadas na descarbonização da cadeia de suprimentos – cada empresa receberá US$ 125 mil para desenvolver provas de conceito (PoC), farão reuniões de negócios com as startups e darão apoio ao crescimento dessas empresas.
“Soluções e tecnologias inovadoras continuam a desempenhar um papel chave na redução de emissões nos supermercados, e é importante termos nossas lojas como parte do impulso a essa evolução”, afirma Suzanne Long, Chief Sustainability and Transformation Officer da Albertsons. Dentro de sua iniciativa ambiental Recipe for Change, a rede varejista tem o aumento da eficiência energética e do uso de gases de refrigeração como um ponto focal – que poderá ser atendido pelas startups do programa com possível roll-out nacional.