<< Voltar pra Home

ESG



ABRAS e Imaflora criam Protocolo para rastrear origem de carne da Amazônia

5 de setembro de 2022
 - 
23:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “ABRAS e Imaflora criam Protocolo para rastrear origem de carne da Amazônia”

Padronização serve para identificar se frigorífico atua em área de desmatamento

Varejistas poderão a partir de agora seguir um protocolo padronizado, de adesão voluntária, para verificar se a carne que compram dos frigoríficos oriunda da Amazônia está relacionada a irregularidades, como desmatamento e trabalho escravo.

O Protocolo de Monitoramento dos Fornecedores de Carne do Varejo foi construído pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).


O documento foi elaborado para padronizar as ações das empresas varejistas, que até então tinham protocolos próprios distintos um do outro. Segundo Lisandro Inakake de Souza, coordenador de Cadeias Agropecuárias do Imaflora, a falta de unificação dos processos entre as empresas era um dos maiores desafios para a compreensão da cadeia, pois impedia uma análise comparativa de desempenho e gerava uma “confusão de informações”.


O protocolo propõe às varejistas três níveis de exigência com relação aos seus fornecedores de carne, do essencial ao mais exigente.

No nível essencial, a empresa do varejo deve apenas solicitar ao frigorífico a apresentação periódica de informações de rastreabilidade das propriedades rurais que compõem os lotes de carne.


Em um nível intermediário, o varejista recebe informações a partir de cada nota fiscal emitida pelo frigorífico e faz um monitoramento próprio das informações de rastreabilidade do lote de carne, seguindo os critérios do Protocolo de Monitoramento dos Fornecedores de Gado da Amazônia (PMFGA).


Em um nível mais exigente, o varejista realiza uma auditoria de segunda parte, própria ou contratada, para confirmar se o sistema de monitoramento está sendo efetivo na identificação das irregularidades.


O protocolo foi elaborado após dois anos de discussões com os varejistas Assaí, BIG, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar e com os frigoríficos JBS, Marfrig e Minerva, além de consultas às organizações WWF-Brasil e National Wildlife Federation (NWF). O plano é que o protocolo seja adotado por todo o setor varejista, com apoio da Abras a empresas pequenas e médias.


O Imaflora já elaborou protocolos de conduta voltados aos frigoríficos, como o de monitoramento dos fornecedores da Amazônia e o protocolo de Auditoria dos Compromissos da Pecuária na Amazônia.

A Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), o Carrefour Brasil e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também elaboraram recentemente um Protocolo de Produção Sustentável de Bezerro para rastrear animais desde o nascimento.
Faltava uma iniciativa que oferecesse orientações aos varejistas.

Em abril, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e o Instituto O Mundo Que Queremos lançaram o Radar Verde, com objetivo de alcançar o consumidor final.

O radar vai compilar anualmente informações tanto sobre frigoríficos como sobre varejistas a respeito dos esforços para que a carne não seja oriunda de desmatamento da Amazônia.

Fonte: Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…