E 68% consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios para escolher o supermercado
De acordo com pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada durante a 37ª edição da APAS Show,95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético. “Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirma Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros. “Do fornecedor ao colaborador, todos são importantes e recebem um olhar atento do consumidor”, enfatiza o executivo.
Comportamento online no setor supermercadista
A pesquisa ainda revela que 67% dos entrevistados entre 25 e 34 anos costumam comprar de forma online. A facilidade de comparar preços, encontrar tudo o que se procura e a comodidade de agendar as entregas são os responsáveis pelo crescimento de 15% das compras virtuais entre 2022 e 2023.
Mas, isso não significa que as lojas físicas perderam força. Elas ganham a preferência do consumidor nos quesitos atendimento pessoal e ambiente confortável, independente da faixa etária, classe social ou gênero.
Hábitos alimentares
Outro ponto interessante destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, mostrando que 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições e 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
Atento a esta mudança, o setor supermercadista tem ampliado a oferta de produtos chamados FLV (frutas, verduras e legumes), que ganharam destaque especialmente após a pandemia, quando as pessoas aumentaram a preocupação com a saúde e a qualidade de vida.