Por Renato Müller
Quase todo supermercado um dia foi um negócio de um empreendedor que abriu um pequeno armazém em algum lugar do mundo. Nem todas as empresas, porém, trilham o caminho da abertura de capital ou venda do negócio para um fundo de investimento. Mesmo no mercado americano.
Um bom exemplo é a rede Coborn’s, que opera 77 supermercados no norte dos Estados Unidos, nos estados de Minnesota, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Wisconsin, Michigan e Illinois. Recentemente, a empresa nomeou Emily Coborn Wright, representante da quinta geração familiar, como sua nova presidente.
Emily tem DNA de supermercadista: ela já atuou como gerente de comunicações, diretora de parcerias, gerente regional, VP de perecíveis e VP de operações. “Ela, literalmente, cresceu nesse negócio”, disse Chris Coborn, CEO e presidente do Conselho de Administração da empresa. “É uma honra assumir esse papel e dar continuidade ao legado de inovação e atendimento que tem moldado nossa empresa nos últimos 104 anos. Junto com toda a nossa equipe, quero mergulhar nos próximos desafios para aproveitar as oportunidades e dar continuidade à nossa visão estratégica”, acrescentou Emily.
A varejista, que emprega cerca de 10 mil colaboradores, vê oportunidades de crescimento orgânico e por aquisições: a Coborn’s está atualmente construindo uma loja em Minnesota e adquiriu recentemente duas unidades da rede Kessler’s Foods na Dakota do Sul. A Coborn’s ocupa a posição número 86 no ranking da revista Progressive Grocer das 100 maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, com um faturamento de US$ 1,89 bilhão.