<< Voltar pra Home

Destaques



5 varejistas que estão reinventando a experiência no PDV

14 de junho de 2023
 - 
13:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “5 varejistas que estão reinventando a experiência no PDV”

De produtos plant-based ao uso exclusivo de embalagens retornáveis, a sustentabilidade vem ganhando força no varejo global

Por Renato Müller

Inovação e experimentação fazem parte da evolução dos supermercados em todo o mundo. Com o crescimento dos canais online e as mudanças de comportamento dos consumidores (favorecendo produtos veganos, orgânicos, sustentáveis etc), é preciso buscar novas possibilidades para encantar clientes e, de certa forma, antecipar o futuro do setor.

Estas 5 empresas representam um resumo das oportunidades que estão à disposição das empresas que se dispõem a entender melhor seus clientes e ousar para conquistar fatias maiores do mercado:

1. Plant X

A Plant X nasceu em Vancouver, no Canadá, com foco em produtos veganos. A varejista é especializada em produtos plant-based, como camarões, “carne seca” e hamburgueres, e possui um vasto sortimento de “laticínios veganos”. O mix da empresa conta com mais de 5.000 itens, incluindo marcas próprias como Little West (sucos prensados a frio), e a marca oferece uma experiência one-stop shop em produtos veganos.

2. The Detox Market

Com lojas na Califórnia, Nova York e em Toronto, no Canadá, esta varejista nascida nas praias de Venice, perto de Los Angeles, é especializada em produtos de cuidado com a pele e conta com critérios bastante rigorosos de definição de seu mix – somente 2% dos itens submetidos à consideração da varejista, que tem uma lista de ingredientes banidos e pretende ser “zero plástico” até o fim deste ano.

3. Fermentation Farm

O supermercado californiano Fermentation Farm tem um foco muito claro: produtos fermentados. Em alguns casos, fermentados na própria loja. Pense em itens como kombucha, queijos, kimchi, leite kefir e produtos probióticos. A própria empresa cria as bactérias e o levedo usados na fermentação de seus produtos – e vende os ingredientes para quem quer produzir em casa.

4. Orchard Grocer

Em Nova York, a meca das delicatessens, há espaço para todo mundo. Até para quem só trabalha com produtos veganos: a Orchard Grocer oferece 126 alternativas diferentes à carne animal. Fundada em 2017 por irmãs que tinham empreendido no segmento de calçados cruelty-free, a varejista segue o mesmo ideal de rejeitar produtos animais, além de banir óleo de palma de seus ingredientes.

5. Nude Foods Market

Eliminar ou reduzir embalagens é um foco de grande parte da indústria – e levou à criação de vários conceitos que usam zero embalagens em suas lojas. Um exemplo é a Nude Foods Market, em Boulder, no Colorado. O negócio começou somente fazendo delivery, mas o volume de gente que preferia ir até o depósito retirar suas compras ficou tão grande que a marca optou por abrir uma loja física em 2021. Da rúcula ao creme dental, tudo é oferecido em embalagens de vidro – o vasilhame é retornado para a loja pelos clientes nas próximas compras, como acontecia antigamente com as embalagens de refrigerantes e cervejas no Brasil.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Presidente da ABRAS destaca atuação do setor na ajuda às vítimas das enchentes no RS

João Galassi esteve na abertura da APAS SHOW, maior evento de alimentos e bebidas das Américas; em seu discurso destacou…
Image

Grupo Mateus inaugura loja na cidade de Russas, Ceará

Com bandeira de Cash & Carry, nova unidade conta com 2670m² de área de venda e chega com peixaria Em…
Image

Redes supermercadistas atraem clientes com vídeos virais

Postagens feitas por empresas do varejo alimentar têm ganhado cada vez mais engajamento As redes sociais estão cada vez mais…
Image

Coasul Supermercados inaugura loja em Dois Vizinhos, Paraná

Em prol das vítimas das enchentes no RS, 3% do valor total de vendas feitas no dia da abertura da…