<< Voltar pra Home

ESG



5 vantagens de promover a diversidade nas empresas

27 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “5 vantagens de promover a diversidade nas empresas”

A pluralidade contribuiu para a motivação de colaboradores a desenvolverem ao máximo o próprio potencial

A diversidade nas empresas supera a simples ideia do “politicamente correto” e tem foco na valorização nos ambientes de trabalho. Além de melhorar a reputação da marca, grupos formados por colaboradores de características variadas podem impactar positivamente nos resultados. Gênero, sexo, raça, faixa etária, etnia, orientação sexual e crenças religiosas, dentre outras diferenças culturais e sociais dão sentido à pluralidade que, quando valorizada no ambiente de trabalho, fomenta a motivação de colaboradores para desenvolver ao máximo o próprio potencial.

Mas isso não é tudo: estimular a diversidade também ajuda a empresa a se adequar ao ESG, pois a diversidade se enquadra no “Social” da sigla. Conheça essa e outras vantes de promover a diversidade:

1 – Incentiva a inovação

Nos últimos anos nunca se falou tanto sobre a necessidade de inovar, seja para driblar a concorrência ou mesmo para criar a própria identidade na arena competitiva global. Para uma empresa inovar é preciso o maior entendimento sobre a dimensão desta ideia, pois requer a contextualizar sobre uma sociedade plural, por mais que possua o próprio público bem delineado que, por sua, vez também é difuso e está sob variadas perspectivas. Deste modo, possuir colaboradores diversos significa usufruir de habilidades, experiências e conhecimentos mais amplos. Elementos imprescindíveis para inovar.

2 – Contribui para a resolução de problemas e tomada de decisões

Grupos formados por indivíduos que possuem diferentes experiências, conseguem pensar diversas propostas para a solução de problemas. Isto de uma maneira mais rápida para a tomada de decisão, segundo uma pesquisa de Harvard que contrasta resultados com indivíduos cognitivamente semelhantes.

3 – Estimula o engajamento

Pesquisas têm mostrado que o engajamento dos colaboradores é intensificado por meio da diversidade e da inclusão. Ao serem mais incluídas, as pessoas automaticamente são mais engajadas e produtivas nas empresas. Isso gera senso de pertencimento e, consequentemente, contribui para entregas mais completas e ágeis.

4 – Reduz o turnover

Se as pessoas estão se sentindo acolhidas no ambiente de trabalho, é menos provável que busquem outras oportunidades. Inúmeros estudos recentes têm comprovado a busca por qualidade de vida como fator preponderante nas escolhas dos profissionais contemporâneos e do futuro.

5 – Melhora o relacionamento com cliente

Empresas formadas por equipes mais diversificadas conseguem promover diálogos sinceros com a sociedade, representando-a, não somente pela imagem, mas pelos valores formados por pessoas reais. O público é dotado de informações para identificar falsos sentidos.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Assaí Atacadista abre 280 vagas de emprego para 1ª loja em Barueri, SP

Oportunidades são para contratação imediata e todas as posições são efetivas, elegíveis às pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas…
Image

José Koch é um dos palestrantes do encontro LIDE SC

CEO do Grupo Koch debaterá com empresários catarinenses sobre governança corporativa, no evento que marca também o lançamento da Vertical…
Image

Seara Chicken Supreme recebe upgrade

Visto a crescente demanda pela proteína do frango, a empresa traz uma evolução dos clássicos empanados de frango, mas em…
Image

O crescimento da experiência fresca e natural

O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de produtos saudáveis…