Home SeçõesDestaques 2023: ano para se adotar a resiliência digital

2023: ano para se adotar a resiliência digital

De Administrador SH
0 Comente

Termo remete à capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar às mudanças, tanto positivas como negativas

Recentemente, a pandemia de Covid-19 impactou diversos mercados, gerou uma revolução em diversas áreas do trabalho, que vão desde a forma como lidamos com a tecnologia como o local onde trabalhamos. Em um conceito de resiliência digital, é preciso observar essas atribuições não só com uma percepção de novas exigências que se integram ao mundo do trabalho. Deve-se perceber que a tecnologia traz oportunidades e riscos por trás de termos como Internet das Coisas, Big Data, algoritmos, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, entre outros.

A transformação digital e a resiliência digital se tornaram a regra no planejamento de muitas empresas, que passaram a se preocupar com estratégias e processos para responderem rapidamente a eventos disruptivos, mantendo o foco na competitividade.

Ter sucesso na implantação desta estratégia significa criar vantagens econômicas frente aos concorrentes, assim como agilidade, capacidade de se posicionar e se adaptar às novas condições, além de identificar oportunidades em meio à turbulência. Vale lembrar que as decisões de negócios ficam mais estratégicas com o suporte das equipes de Tecnologia da Informação (TI).

Boas práticas de resiliência digital

Conheça alguns pontos importantes sobre as boas práticas nessa área:

  • Identifique o terreno. Faça análises dos riscos aos quais a empresa está exposta e como mitigá-los.
  • Tenha uma visão ampla. Além dos aspectos internos, conheça a estrutura de parceiros e stakeholders para mitigar riscos.
  • Simule cenários. A tecnologia pode ser uma grande aliada para elaborar estratégias de resposta.
  • Alinhe esforços de resiliência digital às estratégias corporativas. Práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), investimentos em tecnologia e outros cuidados podem ser integrados.
  • Encare-a como uma jornada, um processo que provavelmente não vai ter fim. Portanto, é preciso desfrutá-la e tirar dela o melhor possível.

*Por Walter Ezequiel Troncoso, CEO da Inove Solutions

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.