Confira os temas que deverão direcionar o comportamento dos consumidores dentro dos supermercados no próximo ano
No próximo ano, alimentos naturais, orgânicos e frescos continuarão ganhando participação de mercado, crescendo acima das vendas de alimentos convencionais. Para Brandon Barnholt, presidente e CEO da KeHE, maior distribuidora de produtos naturais e orgânicos dos Estados Unidos, a tendência é de uma mudança mais permanente nos hábitos dos consumidores, em busca de alimentação mais saudável. “Estamos nos adaptando a um novo momento do mercado, com um ‘novo normal’ que apresenta grandes desafios e exige mais inovação para quem quer crescer em alimentos e bebidas”, afirma.
A KeHE realiza entregas para mais de 30 mil pontos de venda no mercado americano – entre redes de supermercados, varejistas independentes, e-commerces e outros operadores de alimentos – e, ao final de cada ano, divulga um “guia de tendências” para o ano seguinte. O 2022 Macro Trend Guide analisa os grandes acontecimentos de 2021 no setor de alimentos e projeta suas possíveis repercussões para o ano que vem.
Em sua mais recente edição, o Macro Trend Guide aponta 10 grandes tendências para o segmento de alimentos e bebidas:
- Exploração culinária – os consumidores estão usando a culinária para viajar pelo mundo, experimentando novos sabores (como yuzu e ube). No mercado americano, as gerações mais novas estão aumentando o consumo de culinária mediterrânea e africana.
- Explosão das foodtechs – alimentos plant-based avançam para categorias como itens prontos para comer, substitutos ao açúcar e novas categorias, um movimento impulsionado por startups.
- Bebidas sem álcool – os consumidores estão buscando cada vez mais produtos sem álcool, como parte de um movimento mais amplo de vida saudável.
- Marcas com propósito – os consumidores irão buscar marcas que implementam medidas de redução de água, pegada de carbono e reciclagem.
- Conveniência em alta – a pandemia levou mais consumidores a favorecer alimentos de conveniência, incluindo snacks “grab and go”, refeições congeladas inspiradas por chefs e aperitivos refrigerados.
- Dietas flexitarianas – os consumidores não seguem mais dietas estritas, mas gostam de escolher aquilo que mais os agradam em cada momento. Um exemplo é a redução do uso de carne, em vez da adoção de uma dieta 100% vegana ou vegetariana.
- Indulgências permissíveis – 69% dos consumidores entrevistados pela KeHe disseram querer consumir snacks que têm sabor, mas que também são uma alternativa mais saudável.
- Compras locais – questões na cadeia de suprimentos fizeram com que comprar localmente se tornasse uma necessidade. Além disso, os consumidores também querem se sentir mais conectados às suas comunidades.
- Alta no consumo de cereais – o consumo de grãos e nuts terá uma grande alta em 2022, como parte de um movimento em direção a produtos mais saudáveis e com menor impacto ambiental.
- Colaborações e funcionalidade – com o aumento dos preços de alimentos, os consumidores passam a otimizar suas refeições. Com isso, surgem combinações como o uso de cogumelos no café da manhã.