Home SeçõesEventos Zonta compartilha experiências e expectativas para o futuro do Condor Supermercados

Zonta compartilha experiências e expectativas para o futuro do Condor Supermercados

Empresário falou sobre tecnologia, inteligência de mercado e a importância das pesquisas para o negócio

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta, foi um dos convidados do Painel “Escolhas que transformam: o varejo na era da sustentabilidade e tecnologia”, que faz parte da programação do GazzSummit Agro e Foodtechs dentro da Smart City Expo Curitiba.

Junto com Carlos Beal, diretor do Festval, e do Everton Muffato, diretor do Muffato, Zonta compartilhou sua história e sua experiência com os visitantes. Um dos assuntos abordados foi tecnologia, que segundo o presidente do Condor, se trata de uma corrida constante em função da velocidade de transformação do mundo e do varejo. “A tecnologia está presente em todas as etapas da cadeia de suprimentos do varejo. Agora, a Inteligência Artificial vem para agilizar e entregar informações ainda mais precisas, o que nos permite conhecer melhor o consumidor e interagir melhor com ele”, disse Zonta.

O empresário também falou sobre inteligência de mercado e a importância das pesquisas para o negócio. “Para expandir, precisamos sondar cada região, avaliar a viabilidade e o retorno. Mas, apesar de sempre buscar prever o futuro de cada estabelecimento, o varejo é muito dinâmico e intercorrências aparecem. Então, o sucesso também depende da nossa resiliência, fé e a capacidade de aprender com os erros”, destacou.

Zonta também relembrou a sua trajetória e os desafios enfrentados no decorrer dos 50 anos do Condor. “Entre as principais dificuldades, está o congelamento de preços no governo Sarney, momento em que a empresa encolheu 20%. Outro momento marcante, que acabou se transformando em oportunidade, foi a chegada das multinacionais em Curitiba. Fui assediado para vender, mas recusei a proposta e decidi investir na modernização e expansão da empresa”.

Quanto ao futuro, Zonta falou que sempre se preocupou com a sucessão e que, em 2007, decidiu iniciar a preparação de maneira planejada. “Imaginava que a sucessão era preparar os sucessores, mas trouxe uma assessoria externa e vi que a empresa era quem precisava ser preparada. Fizemos o plano de sucessão gradualmente, meus três filhos se prepararam, passaram por todos os setores e a empresa está pronta, mas enquanto eu puder, pretendo seguir vivendo o meu negócio”, completou.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada