Presente há 25 anos, a unidade do Zaffari Supermercados no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, receberá um investimento na ampliação no seu espaço.
Para a realização dessa obra, foram adquiridos dois imóveis ao lado de seu edifício, que fica entre a Avenida Getúlio Vargas e as Ruas Múcio Teixeira e Bastian. O projeto de ampliação da loja já está aprovado na prefeitura de Porto Alegre.
Das mudanças previstas, a rede supermercadista deve construir uma torre de três pavimentos, voltada a comércios, e outra, de sete pavimentos e um subsolo, voltada a serviços. Ao todo, as novas construções terão 7,3 mil metros quadrados de área.
Segundo funcionários da unidade do Menino Deus, parte da nova construção de três andares seria usada para o estoque. O espaço onde hoje são guardadas as mercadorias seria usado para aumentar a área de vendas.
O Zaffari planeja construir mais um supermercado na região. Ficará junto a cinco prédios a serem erguidos em um terreno situado ao lado do Shopping Praia de Belas.
Um ponto que causa controvérsia é a altura de uma das torres previstas, que teria 130 metros. Se for erguida, seria a mais alta da Capital. O projeto ainda está em fase de licenciamento na prefeitura.
Outros empreendimentos
A rede está planejando construir um “minishopping” na mesma quadra onde fica seu supermercado no bairro Cidade Baixa, aberto em 1987 na Rua Lima e Silva. A obra ainda não tem data para começar. Porém, funcionários do supermercado da Lima e Silva já comentam sobre o futuro “minishopping” na quadra. Segundo o Zaffari, o supermercado passará por reformas, mas não será ampliado. A futura obra prevê melhorias no acesso de veículos para carga e descarga de produtos e também no estacionamento.
Há duas décadas, o Zaffari começou a comprar imóveis na quadra, mas com acesso pela Avenida João Pessoa. Entre os prédios negociados, está o do Touring, junto com um posto de combustíveis, o de uma antiga casa de festas e um edifício histórico onde funcionou o restaurante Casa de Portugal.
“Pelos estudos realizados, será possível implantar um pequeno centro comercial local complementando o empreendimento Zaffari Lima e Silva, dando melhor atendimento às demandas dos moradores da região”, disse o Zaffari em nota à reportagem de Zero Hora.
Em outro trecho do texto, a empresa também diz que estuda construir um prédio residencial na mesma quadra, em frente ao Parque Farroupilha (Redenção). O projeto para esta obra ainda não começou a ser desenvolvido.
Os imóveis do Zaffari na João Pessoa já começaram a ser cercados. O antigo posto de combustíveis com bandeira Shell foi o primeiro, devido ao aspecto de abandono da estrutura. No mês passado, foi a vez do imóvel onde ficava o bailão.
O estacionamento junto ao prédio do Touring segue aberto, mas agora é gerido pela Estapar. Antes, era operado pela Safe Park. O edifício de trás, com quatro pavimentos, chama atenção pelas paredes sujas e janelas quebradas.
O Zaffari já obteve as licenças necessárias na prefeitura para demolir dois edifícios. A casa histórica, onde funcionava o restaurante, será restaurada e fará parte do futuro empreendimento.
No Centro Histórico, o Zaffari comprou o antigo Cine Lido (ex-Continental), na Avenida Borges de Medeiros. A ideia era ampliar o supermercado da rede que fica na esquina das Ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto. O projeto chegou a tramitar na prefeitura em 2010, mas não foi aprovado. Além disso, por enquanto, o posicionamento da empresa é de que não há planos para usar esse imóvel.
Fonte: Gauchazh.clicrbs.com.br