Em sua quarta edição, o Workshop DaColheita reuniu mais de 100 produtores, distribuidores e varejistas do polo de fruticultura do Vale do São Francisco, na última semana, no Hotel Nóbiles Suits Del Rio, em Petrolina, interior de Pernambuco. O evento é promovido bienalmente pela Termotécnica, que tem uma fábrica no município para abastecer com suas soluções de embalagens conservadoras pós-colheita a região entre a Bahia e Pernambuco. Trata-se da terceira maior área produtora do mundo, que está entre as 20 maiores exportadoras globais deste setor.
“A Termotécnica se insere exatamente em uma etapa especial de quem trabalha no agronegócio, que é a colheita: um momento de celebração. É a hora da verdade, quando todo o esforço e a dedicação no cultivo apresenta seus frutos e inicia-se a jornada do campo até a mesa dos consumidores. As soluções DaColheita compõem uma espécie de amigo e companheiro dos produtores, distribuidores e varejistas, acondicionando e transportando com o mesmo cuidado e mantendo a qualidade e o frescor das frutas, legumes e verduras durante toda a cadeia de logística, comercialização e consumo”, comemora o diretor-superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
Na programação do Workshop DaColheita, especialistas de varejo, comércio exterior, logística e tecnologia apresentaram dados e perspectivas para ampliar ainda mais o alcance e valorização das frutas premium produzidas na região nos mercados no Brasil e no exterior. Foram discussões altamente estratégicas com especialistas de alto nível para o desempenho de quem vive do agronegócio.
Entre os palestrantes, destaque para o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que abordou o tema “Varejo em Transformação: tendências e oportunidades para os produtores de frutas”. Milan apresentou o projeto “Embalagem na Medida”, do qual a Termotécnica é participante, que agrega eficiência logística, melhor empilhamento, redução de perdas e desperdícios na cadeia de hortifrútis. “O evento trouxe uma visão única do mercado e dos processos dos hortifrútis e não apenas para o Brasil, mas também globalmente”, afirmou.
Com o tema “Do Japão ao Vale”, a engenheira agrônoma e diretora-técnica da AMV Consultoria, Monica Ishikawa, falou sobre as lições da missão empresarial ao Japão que podem ser aplicadas no Vale do São Francisco. “Fiquei impressionada com a qualidade do público e dos temas discutidos no evento”, disse. O também engenheiro agrônomo, consultor e palestrante na Exportare, Junior Silveira, apresentou o case das soluções DaColheita, utilizadas com sucesso na exportação de uvas do Vale do São Francisco para o mercado asiático. “São 14 anos de parceria com a Termotécnica que vem investindo de forma consistente no desenvolvimento do agronegócio no Vale do São Francisco”, declarou o consultor.
Falando sobre a prospectiva de mercado de alimentos perecíveis e a potência dos FLVs, tivemos o especialista, o CEO da Paripassu e o consultor de Gestão e Sistemas de Rastreabilidade, Giampaolo Buso. Para ele, o evento trouxe muito conhecimento e oportunidades. “Certamente daqui sairão novas soluções para atender às demandas dos consumidores”, declarou.
Na ocasião, a companhia também homenageou e reconheceu os principais clientes e parceiros do Vale do São Francisco, que contribuíram para o desenvolvimento das soluções destas embalagens atendendo às necessidades das diferentes culturas. Os homenageados desta edição 2024 do Workshop DaColheita foram: CAJ – Cooperativa Agrícola Juazeiro -, Direct Marketing Comércio de Frutas, RCA Frutas, Lotus Ativos Trader Logística, Dayv Dafne Fruits/Fazenda Santana, e Diamantina do Vale Comércio Atacadista de Frutas e Hortaliças.
“Foi mais um grande encontro no qual celebramos 14 anos de inauguração da fábrica de Petrolina e reafirmamos nossa presença na região de forma colaborativa, trazendo informações e perspectivas para construirmos juntos planos e estratégias de desenvolvimento para um setor que só cresce a cada ano”, afirmou o anfitrião do evento, Nivaldo de Oliveira.
Com a expertise adquirida na parceria com os fruticultores, fornecendo conservadoras em EPS de forma contínua e exponencial desde 2010, a Termotécnica amplia a cada ano a linha DaColheita para atender a outras regiões e culturas de FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras). O portfólio é constantemente renovado com inovações, como as soluções DaColheita Bio e DaColheita Cold. Recentemente, a companhia lançou novos produtos, como conservadoras para 20 cumbucas, multiúso, morango, figo, manga nacional, pitaya e abacate, atendendo às diversas necessidades dos produtores. Em todo o Brasil, as conservadoras DaColheita já são utilizadas para acondicionar e transportar 40 tipos diferentes de frutas.
Especificamente no Vale do São Francisco a Termotécnica atende 2/3 dos produtores de uva. Anualmente a empresa distribui mais de 6 milhões de embalagens conservadoras, garantindo frescor e segurança para os produtos acondicionados. Somente em 2023, as soluções DaColheita embalaram mais de 45 mil toneladas de frutas, atendendo a uma demanda crescente com qualidade e eficiência. Para o mercado externo, já foram exportadas 7,5 mil toneladas de frutas, abrangendo 15 variedades diferentes, em cerca de 1,8 milhões de conservadoras DaColheita.
Com 100% do portfólio patenteado e um alto índice de novos desenvolvimentos no pipeline, a Termotécnica se mantém na vanguarda do setor, entregando soluções que agregam valor e promovem o crescimento dos negócios dos clientes. A sustentabilidade também é um pilar estratégico para a empresa: desde 2007 a Termotécnica reciclou o equivalente a mais de dez “Macaranãs” de embalagens de EPS – mais conhecido como isopor* –, no pós-consumo. Parcerias internacionais, como com a Global Packaging Alliance, também reforçam o compromisso da Termotécnica com a reciclagem do EPS.
“Temos feito um trabalho de desenvolvimento de soluções para atender à cadeia do agronegócio, tanto para o mercado interno quanto para exportação, agregando valor com nossas conservadoras pós-colheita para frutas, legumes e verduras, aumentando significativamente o shelf-life desses produtos com resultados comprovados por laboratórios internacionais e contribuindo para a redução de desperdícios em toda a cadeia de distribuição”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
Lançamento DaColheita Bio
Ampliando constantemente sua atuação no agronegócio e diversificando o portfólio, a Termotécnica está lançando a linha DaColheita Bio, bandejas de fonte renovável (biobased), biodegradável e compostável. Esse é o primeiro passo da companhia na estratégia para ampliar e complementar a sua matriz de matérias-primas para um insumo alternativo, proveniente do bagaço de cana-de-açúcar. “A marca DaColheita já está estabelecida junto a toda a cadeia, desde os produtores no campo, o canal de distribuição e o varejo de hortifrútis especializado, inclusive na exportação de frutas premium. Isso nos dá muito potencial para diversificar o atendimento também para a horticultura orgânica e estamos abertos para atender a esse mercado, agora também com a opção das bandejas DaColheita Bio”, afirma o diretor-superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
A DaColheita Bio é uma alternativa de maior qualidade às bandejas oferecidas atualmente no mercado, em termos de durabilidade, design, ampliação da vida útil das frutas e hortaliças, além de agregar o valor de sustentabilidade. Esses são atributos já reconhecidos também da linha DaColheita em EPS, que proporciona aumento de até 30% do shelf-life dos produtos acondicionados. Isso significa dias a mais de exposição nas gôndolas dos estabelecimentos com produtos com qualidade comercial superior, quando comparado com outros tipos de embalagens.
*isopor é uma marca registrada de empresa terceira