Home SeçõesInternacional Whole Foods lança iniciativa contra desperdício de alimentos

Whole Foods lança iniciativa contra desperdício de alimentos

Parceria com startup Too Good to Go dará canal de escoamento de alimentos próximos do vencimento em 450 lojas da varejista

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

A Whole Foods Market fechou uma nova parceria com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos em suas lojas e, ao mesmo tempo, permitir que os consumidores economizem em suas compras. A varejista pertencente à Amazon fez um acordo com a startup Too Good to Go para que, nas 450 lojas da rede em todo os EUA, os consumidores possam comprar as “sacolas-surpresa” montadas pela startup com alimentos próximos ao vencimento.

“Nosso propósito é nutrir as pessoas e o planeta, e a parceria com a Too Good to Go atende a esses dois pontos”, comenta Caitlin Leibert, vice presidente de sustentabilidade da Whole Foods. No ano passado, a varejista doou 15,4 mil toneladas de alimentos a programas de apoio a comunidades em todo o mercado americano.

Leia mais:

Na parceria com a Too Good to Go, os consumidores poderão escolher entre Sacolas-Surpresa com alimentos preparados (como sopas e refeições prontas), com preços entre US$ 9,99 e US$ 30, e sacolas com itens de padaria, com pães, muffins, cookies e outros produtos, entre US$ 6,99 e US$ 21. A iniciativa ajuda a Whole Foods a avançar em seu compromisso de cortar pela metade o desperdício de alimentos em suas lojas até 2030.

Food To Save

No Brasil, quem tem se destacado dentro dessa diretriz é a Food to Save. A empresa está presente em mais de 85 cidades e 7 capitais do país, sendo elas: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A ideia é que, até o final de 2024, as cinco regiões do Brasil estejam engajadas no combate ao desperdício de alimentos.

O app número 1 do Brasil contra o desperdício de alimentos que já salvou mais de 3000 toneladas de alimentos do desperdício, prevê salvar mais de 4 mil toneladas até o final deste ano.

Em abril, a foodtech bateu seu recorde no combate ao desperdício. Por meio da conexão entre lojas e restaurantes que possuem alimentos para consumo imediato e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente, a Food To Save luta contra um cenário catastrófico no Brasil. “A cultura do ‘é melhor sobrar do que faltar’ ainda perpetua muito no país. Não só na sociedade civil, mas entre a rede alimentícia como um todo. Temos muito orgulho dessa trajetória de reeducar toda a cadeia sobre o tema e trazer esse assunto tão importante à tona”, diz o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada