Varejista é seguida pela Amazon, Costco, Kroger e Home Depot, segundo listagem das 100 maiores empresas do setor divulgada pela NRF
Por Renato Müller
Com quase US$ 500 bilhões em faturamento, o Walmart marca presença, mais uma vez, no topo do varejo americano. De acordo com o relatório anual da National Retail Federation (NRF) e da Kantar com os 100 maiores varejistas daquele país, a grande surpresa do ranking deste ano é sua consistência, com os maiores players crescendo mais ou menos com a mesma intensidade.
Assim, o Walmart lidera com US$ 499,65 bilhões em vendas no mercado americano – crescimento de 7,8%. A vice-liderança é da Amazon, com US$ 232,46 bilhões e expansão de 6,7%. O top 5 é completado por Costco, Kroger e Home Depot. Assim, quatro das 5 maiores redes varejistas têm a venda de alimentos como a principal categoria ou como uma participação importante.
Na listagem das 100 maiores varejistas, o principal destaque positivo foi a Signet Jewellers, que avançou 10 posições, para o 56º posto, como consequência da aquisição das redes Blue Nile e Diamonds Direct. “Outro ponto importante é que cadeias de suprimentos de itens pequenos, como joias, têm sido menos impactadas que a distribuição de móveis e eletrônicos”, afirma David Marcotte, VP sênior da Kantar.
No lado negativo, a maior queda no ranking foi da Dell, 38ª colocada, com diminuição de 20,3% nas vendas no mercado americano. A Kohl’s, no setor de vestuário, também se destacou negativamente, com queda de 7,1% nas vendas.
Para Marcotte, a posição destacada dos varejistas de alimentos no ranking não é uma exclusividade americana. “É uma tendência global, especialmente com novos formatos, como clubes de atacado e vendas por assinatura. Mesmo nos EUA, ainda existe bastante espaço para expansão do segmento”, comenta.