Quatro CDs da varejista estão usando os equipamentos; tecnologia fez Walmart comprar parte da empresa fornecedora da solução
Por Renato Müller
Carros autônomos estão no imaginário popular há bastante tempo – e são testadas em várias cidades americanas há quase uma década. Robôs na logística ainda são exclusividade de redes com muita escala e poder de fogo. Mas e empilhadeiras autônomas?
Essa é a solução que o Walmart testou em seu Centro de Distribuição de referência (em Brooksville, na Flórida) por 16 meses e, agora, adotou em outros 3 hubs no mercado americano. No total, 19 empilhadeiras sem interferência humana estão sendo utilizadas, com potencial para expansão dependendo dos benefícios às operações e ao dia a dia dos colaboradores.
A tecnologia, desenvolvida pela Fox Robotics, é projetada para dispensar totalmente a presença humana, trazendo mais segurança a uma atividade essencial na distribuição de produtos. Até agora, os resultados têm se mostrado bons o suficiente para que o Walmart tenha topado comprar uma participação minoritária na Fox Robotics e acelerar o crescimento da empresa.
Segundo um comunicado do Walmart, as empilhadeiras autônomas são “o complemento perfeito” para os sistemas de armazenamento e retirada automatizados que estão em operação nos Centros de Distribuição high tech da varejista.
Com o uso da tecnologia, os caminhões chegam ao CD para serem descarregados e, por meio de visão computacional, machine learning e Inteligência Artificial, as empilhadeiras retiram os pallets de forma segura e os levam para o sistema automatizado de armazenamento, que cataloga os produtos e define onde serão colocados de acordo com uma série de parâmetros, como a expectativa de saída, peso e volume.
Nesse sistema, os trabalhadores do CD deixam de descarregar manualmente os caminhões e passam a orientar a retirada dos produtos de acordo com sua experiência sobre o que funciona melhor para cada tipo de produto. “O sistema prova que, quando usamos a tecnologia para empoderar os colaboradores, inovar e gerar novas oportunidades, temos crescimento para o negócio e para as pessoas”, afirma Shayne Wahlmeier, VP de inovação e automação do Walmart.