Método do virtual commerce aguça o desejo das pessoas do outro lado do vídeo
A rede de supermercados Dalben, sediada em Campinas, interior de São Paulo, tem apostado no virtual commerce para alavancar as vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia dos Pais, e crescer, cada vez mais, no território digital
O virtual commerce consiste nas vendas por vídeos, que podem ser transmitidos ao vivo (live commerce) ou gravados e editados, podendo ser veiculados e disponibilizados tanto no site quanto nas redes sociais da varejista.
A rede já realizou diversas ações em seu site utilizando a tecnologia e metodologia de virtual commerce da Oli, abrindo a possibilidade do cliente assistir a live, consuma o conteúdo, interaja com os apresentadores e finalize as compras no site sem sair das transmissões ao vivo.
Com a tecnologia, a rede de supermercados registrou nas últimas lives um impulsionamento das vendas em até 128%, com uma alta de 10% no tíquete médio das compras. As ações combinadas já resultaram em um crescimento de cerca de 107% no volume de transações com a transmissão do conteúdo gravado do virtual commerce.
Criada em 2021, a Oli já realizou mais de 130 lives e tem projeção de faturar R$ 25 milhões neste ano. Além da Dalben, a empresa tem no portfólio clientes do setor de moda, varejo e bens de consumo, como Riachuelo, Anacapri, Casas Bahia e Mary Kay.
A empresa possui a estrutura para todas as etapas da produção de uma virtual shopping, fazendo o desenvolvimento da estratégia da campanha, conteúdo, seleção e treinamento de influenciadores, além de contar com estúdios próprios para as gravações.
“O diferencial do virtual commerce é que ele vai além da live, transmissão ao vivo. A ação se inicia com a transmissão do conteúdo ao vivo e pode reverberar por meio do conteúdo gravado no site por tempo indeterminado, deixando a ação com uma cauda longa. O vídeo gravado após a live no Dalben já chegou a converter valores similares da transmissão ao vivo”, afirma Ludmilla Tavares, head de Marketing da Oli.
De acordo com um levantamento feito pela empresa de tecnologia para o varejo Linx, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos do comércio online e um salto de 8% na receita total das vendas online em supermercados, em comparação com o mesmo período do ano passado.