O Grupo Carrefour Brasil (GCB) encerrou o primeiro trimestre deste ano com vendas brutas de R$ 28,8 bilhões, aumento de 3,6% frente a igual período de 2024. O resultado inclui todas as operações: Atacadão (atacarejo), Carrefour (supermercados/varejo), Sam´s Club (clube de compras), e-commerce, Banco Carrefour e combustíveis.
Em relação à expansão, de janeiro a março deste ano, a companhia abriu uma loja do Atacadão e adicionou uma unidade de atacado de distribuição à rede. Atualmente o GCB opera com 1.000 lojas com área total de vendas de 3.139.918 metros quadrados. Por formatos e bandeiras, são 380 lojas de atacarejo (Atacadão), 112 hipermercados (Carrefour), 72 supermercados (Carrefour), 58 clubes de compra (Sam’s Club), 34 atacados de entrega, 143 lojas de conveniência, 98 drogarias e 103 postos de combustível.
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Considerando as mesmas lojas consolidadas, excluindo efeitos de calendário, o destaque ficou por conta do Atacadão, com alta de 6,9%, acima do mercado pelo quinto trimestre consecutivo, combinado a uma expansão de 2,7% com a adição de 14 novas unidades nos últimos 12 meses (sendo 1 durante o 1º tri de 2025, conforme mencionado acima). No contraponto entre o primeiro trimestre deste ano e igual período de 2024, o avanço foi de 7,3%, somando R$ 20,7 bilhões. O formato responde por 72% das vendas do GCB.
Ainda em relação ao formato e ao critério mesmas lojas consolidadas, as antigas unidades do Grupo BIG convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento apresentaram forte crescimento de 15,1% durante o trimestre, acima de uma performance já forte em igual período do ano passado de 20,9%, com maturação conforme esperado e se aproximando da maturidade.
Segundo a companhia, a inflação alimentar acelerou ao longo dos primeiros três meses de 2025 contribuindo para os volumes positivos do B2B, dada à tendência de estocagem dos clientes desse segmento em períodos de pressão de alta de preços. Isso ocorreu em paralelo ao efeito calendário (vendas de Páscoa concentradas no primeiro trimestre de 2024, que foi bissexto).
Por sua vez, em linha com a estratégia do grupo de aumentar o tráfico B2C nas lojas, foram incluídos serviços (padaria, açougue e fatiados) a 170 lojas até o fim de março (mais 13 estabelecimentos no trimestre).
Importante também destacar que o canal digital representou 9,3% das vendas do Atacadão no primeiro trimestre deste ano, aumento de 3,3 p.p. versus o último ano (5,9% em igual período de 2024).
Em relação à operação de e-commerce/GMV (Gross Merchandise Volume, sigla em inglês para valor total de mercadorias vendidas num determinado período de tempo), como um todo, ela alcançou R$ 3,1 bilhões, de janeiro a março de 2025 (respondendo por 11,2% das vendas). Isso representou um aumento de 28,9% no contraponto a igual período do ano passado. A performance foi impulsionada por um crescimento nas vendas “1P” alimentar/”First Party” (comercialização direta on-line dos próprios produtos, sem intermediários) de 65,6% a/a, que somou R$1,9 bilhão no trimestre.
Varejo e clube de compras
No varejo, as vendas totalizaram R$ 6,4 bilhões, de janeiro a março deste ano, uma queda de 6,3% a/a, pelo crescimento de 2,6% no LfL (mesmas lojas) ex-gasolina (4,4% incluindo gasolina) e redução de 12% na área de vendas pelos esforços para otimização do portfólio. O formato representa 22% das vendas do GCB.
Contudo, segundo a companhia, o LfL continua positivo com expansão de volumes, demonstrando a assertividades dos ajustes no portfólio e da revisão da estratégia de precificação. O crescimento LfL do segmento alimentar foi 3,9%, enquanto itens não alimentares entregaram 0,8% LfL. O NPS (Net Promoter Score) dos hipermercados expandiu 2.7 pontos no contraponto a dezembro de 2024.
A penetração das vendas do digital no varejo atingiu 19,6% no trimestre (+2,2 p.p. a/a). A penetração do e-commerce alimentar foi de 10,6% (+ 2,1 p.p. a/a).
Como parte do plano para otimização do portfólio de ativos e para a simplificação da estrutura da bandeira Carrefour, nos últimos 12 meses, houve a conversão de 17 lojas do varejo (10 hipermercados e 7 supermercados) em lojas Atacadão e Sam’s Club. Outras 30 unidades (1 hipermercados e 29 supermercados) foram fechadas. Também foi finalizada a parceria em Minas Gerais com o Supernosso para a operação de 15 supermercados.
No Sam’s Club, as vendas neste primeiro trimestre totalizaram R$ 1,7 bilhão, aumento de 1,9% no contraponto a igual período do ano passado. O resultado reflete uma combinação de expansão (mais 7 lojas ante o primeiro trimestre de 2024) e um recuo de 3,8% a/a no LfL. O formato responde por 6% das vendas do GCB.
As vendas do clube de compras, de janeiro a março deste ano, foram bastante impactadas pela forte expansão da rede nos últimos 12 meses e pela depreciação da moeda local, que afetaram negativamente os preços de importados. Além disso, a performance do formato foi significativamente atingida pela sazonalidade da Páscoa: em 2024 tiveram as vendas se concentraram no primeiro trimestre ante o segundo este ano.
A penetração de marca própria ficou praticamente estável a/a em 20,1% (versus 20,4% no primeiro trimestre de 2024).
As vendas via canal digital representaram 5,8% do total do formato, aumento de 0,2 p.p. ante o ano passado.