As vendas de produtos orgânicos aumentaram muito nos últimos anos, impulsionadas pela crescente demanda do consumidor por alimentos saudáveis e livres de componentes químicos, de acordo com a Organic Trade Association (OTA), principal voz do comércio orgânico nos Estados Unidos, representando empresas e produtores orgânicos em todo o país.
Segundo o relatório OTA’s 2025 Organic Market Report, as vendas de produtos orgânicos aumentaram 5,2% em 2024, totalizando faturamento de US$ 65,4 bilhões. As categorias que se destacaram foram bebidas orgânicas, laticínios, ovos — que teve alta de 7,7% — e mercearia, com alta de 4%.
A organização projetou uma taxa de crescimento anual composta de 5,1% para produtos orgânicos até 2029, apontando o forte interesse dos consumidores jovens por produtos saudáveis e o impulso do movimento Make America Healthy Again, entre outros fatores. A associação também alertou, no entanto, que o crescimento das vendas pode enfrentar desafios devido à potencial inflação decorrente de tarifas e escassez de mão de obra.
Pontos importantes do relatório:
- Entre os produtos hortifrutigranjeiros, frutas vermelhas e bananas orgânicas continuaram a crescer, com aumento de 10,3% e 15,5% nas vendas, respectivamente. Novas variedades de maçã e frutas tropicais, como manga, kiwi e abacaxi, também ganharam impulso, de acordo com o relatório da OTA. Entre os produtos orgânicos que não tiveram o mesmo desempenho estavam saladas embaladas (queda de 4,5%), alface e outras verduras (alta de 0,8%).
- Na categoria de produtos orgânicos secos para o café da manhã, as vendas subiram 8,1%, com os consumidores buscando opções mais saudáveis e alinhadas às metas alimentares da família, de acordo com o relatório da OTA.
- Alimentos orgânicos para bebês e fórmulas infantis foram impactados por restrições de oferta e capacidade, mas ainda assim registraram aumento de vendas de 3,8%.
- Alternativas orgânicas a laticínios tiveram os maiores ganhos, com aumento de 13,5% nas vendas, atingindo US$ 850 milhões em 2024. Chá orgânico (aumento de 10,5%), bebidas destiladas e coquetéis (aumento de 10%) também apresentaram aumento de dois dígitos nas vendas.
- O iogurte aumentou 10,5% e impulsionou os ganhos na categoria de laticínios orgânicos, enquanto as vendas de ovos orgânicos cresceram 16,1% em meio à inflação em todo o setor devido aos impactos da gripe aviária.
Fonte: Supermarket News