<< Voltar pra Home

Negócios



Vendas da Ambev disparam no primeiro trimestre

6 de maio de 2021
 - 
10:49
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Vendas da Ambev disparam no primeiro trimestre”

Em balanço divulgado nesta quinta-feira, companhia detalhou os fatores do seu notável crescimento

Em balanço publicado nesta quinta-feira (6) referente ao primeiro trimestre, a Ambev reportou alta relevante em seus indicadores para o período. A começar pela operação brasileira, a receita líquida teve crescimento de 26,1% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 8,2 bilhões.

O volume total de vendas, considerando a categoria de cerveja e não alcoólicos, aumentou em 12,1%, para 28 milhões de hectolitros, com crescimento de 12,5% na receita por hectolitro. Em cerveja, o volume de vendas aumentou em 16%, para 21,5 milhões de hectolitros. A receita líquida da venda de cerveja atingiu R$ 7,1 bilhões, e a receita por hectolitro subiu 12,6%. No segmento de bebidas não alcoólicas, o volume de venda aumentou em 0,8% no trimestre, totalizando 6,4 milhões de hectolitros.

Já o resultado consolidado da companhia, agregando os 18 países onde a Ambev opera, a receita teve alta de 27,8%, ficando em R$ 16,6 bilhões, enquanto o volume de vendas registrou crescimento de 11,6%, chegando a 43,5 milhões de hectolitros, com aumento de 14,5% na receita por hectolitro.

Oito dos dez principais mercados da Ambev entregaram crescimento de volume ano após ano e sete deles já atingiram níveis de volume superiores a 2019: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Guatemala, Panamá e Paraguai.

Inovações

Um dos destaques do resultado contabilizado pela companhia é o avanço na implementação de serviços e sistemas. O BEES, super aplicativo desenvolvido pela companhia para simplificar e auxiliar o micro, pequeno e médio varejista nas suas compras, já atende mais de 65% da base de clientes ativos da Ambev no Brasil, um aumento de 30% em relação ao trimestre anterior. E atualmente, mais da metade do dos pontos de venda servidos pelo BEES recomendaria a plataforma para outros varejistas. “O BEES tem sido importante para componente do forte desempenho comercial deste trimestre, pois digitaliza nosso route-to-market, permite que nossos clientes coloquem pedidos em três cliques, a qualquer hora do dia, e oferece seleções de sortimento aos PDVs usando um algoritmo de inteligência artificial”, disse Jean Jereissati, CEO da Ambev.

Uma novidade do último trimestre foi a integração da Menu.com, uma startup de marketplace fundada em 2016 e acelerada, desde 2019, pela Z-Tech, hub de tecnologia da empresa focado em pequenos e médios negócios. Em dois anos junto com a Z-Tech, a Menu.com viu sua receita crescer 65 vezes e foi reconhecida como a melhor startup do Brasil, segundo ranking anual do LinkedIn em 2020.

O ‘Zé Delivery’, outro aplicativo da Ambev que entrega produtos do clique à porta em até 30 minutos, atendeu 14 milhões de pedidos no primeiro trimestre do ano – mais da metade de todo o volume feito em 2020 inteiro. 

Lançamentos

Outro grande destaque da Companhia no Brasil foi o lançamento da cerveja Michelob Ultra, com baixo teor de álcool e carboidratos. A companhia também lançou novidades da família Beats, em parceria com a cantora Anitta. As marcas globais tiveram um sólido crescimento de quase 20%. E a Brahma Duplo Malte continuou seu ritmo de crescimento.

Ações sociais na pandemia

O Brasil enfrentou uma nova onda da pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre do ano e, com o cancelamento do Carnaval no país, em fevereiro, a Companhia adaptou e doou, para todas as 27 Secretarias de Saúde dos Estados, mais de cinco mil caixas térmicas que seriam usados por camelôs durante o carnaval, para armazenar e transportar mais de 3 milhões de vacinas simultaneamente.

A Companhia também lançou iniciativas de apoio aos mais impactados pelo cancelamento das festividades, como o programa “Ajude um Ambulante”, por meio do aplicativo de vendas ‘Zé Delivery’, que ajudou cerca de 20 mil camelôs a recuperar sua renda e firmou uma parceria com a Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) para fornecer ajuda financeira a mais de 2.800 catadores.

Em janeiro, a companhia doou 500 cilindros de oxigênio para ajudar no combate da crise de saúde em Manaus (AM). E, em março, anunciou a transformação de parte da cervejaria Colorado, em São Paulo, para produzir, encher e doar cilindros de oxigênio hospitalares suficientes para tratar 166 pessoas por dia.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Paganini amplia portfólio com novas massas

Produzidas, conforme a autêntica tradição italiana, entre os lançamentos, o Nhoque de Batata é um dos grandes destaques A Casa…
Image

#AjudaSul: setor supermercadista segue contribuindo em prol do RS

Empresas de todo o País continuam apoiando o povo do sul; você empresário, participe também dessa grande ação, faça a…
Image

Neugebauer lança embalagem em apoio ao Instituto Floresta

Novidades trazem QRCode que leva para doações ao projeto, que vem promovendo diversas ações para reconstrução do Estado A Neugebauer,…
Image

CEO do Grupo Carrefour Brasil fala sobre as chuvas no Rio Grande do Sul

Stéphane Maquaire comentou sobre congelamento de preços em virtude da tragédia no RS e o processo de integração das novas…