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Varejista precisa propor valor para atrair o shopper

De Renata Ruiz
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Três princípios de valores irão moldar o futuro do varejo, e as empresas precisam rever suas estratégias hoje, moldando-se a estes indicadores para poder colher amanhã

O varejo é transformador e consegue enfrentar mudanças como nenhum outro setor. Desde a transformação online, em que conseguiu fornecer ao consumidor o que necessitava, principalmente durante a pandemia, e hoje vê este mesmo shopper mudar seu comportamento, onde ele quer algo que torne sua vida mais fácil, melhor e mais gratificante.

Em uma pesquisa realizada este ano pela EY mostrou que os shoppers estão impulsionados por três princípios orientadores capazes de propor valor ao varejo, que são: invisibilidade, indispensabilidade e intimidade. Esta combinação feita corretamente fará com que o varejista se torne relevante aos olhos do consumidor.

Estes três princípios irão moldar o futuro do varejo, como proposto pela EY. O varejo precisará olhar para o passado e se espelhar nos antigos mercados que atendiam seus clientes de forma personalizada, a interação como faziam com ele, e como se relacionavam. Os varejistas terão que desfrutar de um nível de intimidade maior do que praticado hoje, pois as lojas serão um local para interação social e para eventos locais.

Outro fator é olhar para o futuro tecnológico, porque o cliente quer o produto independente do local e hora, eles esperam encontrar o que desejam, com expectativas de comodidade, tornando o varejista um prestador quase invisível. O último fator é no que se refere a vida dos consumidores que irão procurar redes que se alinhem com seu comportamento e valores, seu estilo de vida e o modo de consumidor.

Por isto, estas propostas de valor serão bem-sucedidas no futuro, e permitirão ao varejo diferenciar-se e oferecer benefícios tangíveis e valor para o próprio consumidor. Portanto, é importante saber e conhecer estes três I´s que moldarão e orientarão o futuro do varejo:

  • A invisibilidade é referente em que como o varejista pode facilitar a vida dos consumidores, fornecendo-lhes os produtos de que necessitam, quando e onde, de forma leve e contínua, tornando a transação num processo fluido e natural.
  • A indispensabilidade é tornar a vida dos shoppers melhor, fornecendo os produtos por áreas, utilizando um ecossistema de parceiros que tornam a experiência de compra parte de um serviço para melhor a vida deles.
  • E a intimidade, é tornar a vida dos consumidores mais gratificante, proporcionando experiências que ressoem com o estilo de vida dos clientes, reflita seus valores e tornem a compra algo secundária aos serviços que prestam.

Estes três I´s propostos pela empresa de inteligência de mercado é baseado em uma pesquisa que 45% dos consumidores acham que a forma como compram irá melhorar nos próximos anos, e 54% dos shoppers acreditam que seus valores e a forma como vivem a sua vida mudaram.

O varejista necessitará pensar em três questões: quais são suas capacidades e valores; o que precisa para prosperar; e o que ele precisa construir hoje para colher amanhã. Ele precisará reformular as suas estratégias, examinar as suas capacidades essenciais e seus propósitos para combinar estas três proposições de valor.

Fonte: EY – The future of retail

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