Início » Seção » Varejo online de alimentos quintuplica na Alemanha

Varejo online de alimentos quintuplica na Alemanha

Desde 2015, vendas se multiplicaram e chegaram a 4,12 bilhões de euros. Depois de disparar na pandemia, setor continua crescendo acima da média do varejo

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

As vendas digitais de alimentos mais que quintuplicaram no mercado alemão nos últimos 10 anos. Depois de um período de crescimento explosivo, em 2020 e 2021, o desempenho vem sendo consistentemente mais forte que o do varejo como um todo – e o varejo de alimentos em particular.

Dados da Bundesverbands E-Commerce und Versandhandel Deutschland (Associação Alemã de E-commerce e Vendas à Distância) mostram que as vendas online de alimentos chegaram a 4,12 bilhões de euros em 2025, com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior – o dobro do varejo como um todo. Em 2015, as vendas online de supermercados movimentavam apenas 736 milhões de euros.

A pandemia foi a “hora da verdade” para o varejo de alimentos na Alemanha – assim como foi no Brasil. Em 2020, as vendas digitais saltaram 67%, seguidas por um avanço de 47% no ano seguinte, quando totalizaram 3,92 bilhões de euros. Em 2022 o crescimento foi de apenas 1% e em 2023 houve um refluxo de 7%, refletindo o retorno da população às compras em lojas físicas. Em 2024 e 2025, as vendas avançaram 6% ao ano.

O varejo online de alimentos alemão conta com diversos modelos de negócios atuando em paralelo. A líder no mercado digital é a Rewe, com faturamento online de quase 1 bilhão de euros – um valor significativo em relação ao mercado digital, mas pífio para uma rede que movimentou 96 bilhões de euros em 2024. Segundo dados da EHI (a associação alemã de varejo), a vice-liderança em alimentos é da Flaschenpost, com 512,9 milhões de euros, seguida pela Knuspr, com 167,6 milhões de euros.

Outros players importantes são a BoFrost, especializada em alimentos congelados, a varejista de vinhos Hawesko, o supermercado online Bringmeister e a KoroDrogerie, especializada em itens de farmácia e alimentos naturais.

Leia Também