O e-commerce teve alta de mais de 20% no período; estabelecimentos que aderem à ominicanalidade venderam 13% a mais
O comércio digital teve crescimento surpreendente no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. Enquanto as vendas digitais cresceram 20,1%, as omnichannel – quando o shopper faz a jornada de compras em diferentes plataformas, físicas e online – tiveram alta de 13%. Segundo dados da Linx, o e-commerce já representa 32% das vendas e reforça que o omnichannel é uma das principais alavancas que o varejo possui neste momento. O estudo considera o varejo em geral e não traz um recorte específico para os supermercados.
“O omnichannel aumenta a taxa de conversão do varejista, já que os sites possuem mais variedade para vender. Segundo dados da nossa base, durante o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor, as vendas em comércios omnichannel cresceram 13% em relação a 2022, totalizando 26% dos pedidos”, afirma Tiago Mello, CMO e CPO da Linx.
Mello destaca que que os comerciantes que adotaram esse tipo de estratégia observaram um crescimento no ticket médio na primeira metade do ano, tanto em lojas físicas (19%), digitais (25%) ou omnichannel (15%).
Meios preferidos
Na hora de pagar, o cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos 6 primeiros meses do ano. O cartão de débito aparece em segundo lugar, seguido pelo QR Code/Pix e por outras formas de pagamento, como boleto bancário e vouchers. Apesar da menor representatividade, vale destacar que os pagamentos digitais, como Pix, cresceram 354% em relação ao primeiro semestre de 2022.
Datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados, participaram ativamente no crescimento desses resultados. Durante a folia em março, as transações via Pix cresceram 202%. Já na comemoração do Dia dos Namorados, houve um aumento de 117% no faturamento e 52% na quantidade de pedidos (frente a uma segunda-feira comum) na mesma base comparativa.