Home SeçõesEconomia Varejo de descontos acelera ritmo nos EUA

Varejo de descontos acelera ritmo nos EUA

De Administrador SH
0 Comentário

Supermercados focados em preço baixo abrem novas lojas e reforçam crescimento em meio à alta da inflação

Por Renato Müller

Supermercados de descontos e clubes de atacado, como Aldi, Grocery Outlet e BJ’s Wholesale Club, se destacaram no varejo americano em 2022, com aumento do fluxo de clientes e um aumento significativo da base de lojas.

Um ponto interessante é que essas empresas cresceram em diferentes regiões do país, mostrando que a oportunidade para supermercados focados em preço baixo aconteceu em toda parte. A alemã Aldi, por exemplo, reforçou sua presença no sudeste dos EUA, com 150 novas unidades no Alabama, Florida, Louisiana e Mississippi. A empresa deve fechar o ano como a terceira maior do país em número de lojas.

Já a Grocery Outlet, com 430 pontos de venda em oito estados (principalmente no oeste dos EUA) focou no outro lado do país, com lojas em estados como Pennsylvania e Maryland. A BJ’s Wholesale Club, por sua vez, teve o terceiro trimestre mais lucrativo de sua história, com um aumento de 9,7% nas vendas em mesmas lojas e inauguração de três PDVs (cada um com cerca de 10 mil metros quadrados de área).

“Em 2022, a busca por valor se tornou ainda mais importante, pois os consumidores sentiram fortemente os efeitos da inflação”, afirma Ethan Chernofsky, VP de marketing da Placer.ai, empresa especializada na análise de dados no varejo físico. Na busca por novos pontos de venda, vale ser criativo: na California, a Aldi abriu sua 100ª loja, na cidade de Tustin, no local onde funcionava uma arena de boliche.

“A combinação do foco em preço baixo e uma estratégia agressiva de expansão dessas marcas não traz resultados apenas no curto prazo, mas também posiciona as varejistas para o sucesso nos próximos anos”, acredita Chernofsky.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada