Por Renato Müller
Refeições prontas têm se tornado uma ferramenta importante para ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelidade de seus clientes e competir com restaurantes na oferta de foodservice – uma área com margens mais atraentes do que as categorias tradicionais do setor.
Segundo a 84.51°, divisão de data analytics da rede de supermercados Kroger, os consumidores têm se mostrado mais propensos a adquirir refeições prontas, pré-prontas ou kits de produtos. A partir de entrevistas com clientes da varejista que haviam comprado nos três meses anteriores ao estudo, a empresa identificou que o planejamento das compras de alimentos é a parte mais desafiadora da jornada para clientes mais jovens. O planejamento das refeições (o que preparar em cada momento e como preparar), por sua vez, é igualmente desafiador em qualquer faixa etária pesquisada, mostrando que existe uma demanda a ser atendida: os consumidores precisam de ajuda no processo de definir seu cardápio diário, especialmente em famílias em que todos trabalham fora.
Segundo os consumidores, o varejo pode facilitar a preparação das refeições a partir de pontos como:
- Aumento da variedade e disponibilidade de kits de refeições ou opções “grab and go”, atendendo diferentes tamanhos de famílias e dietas;
- Oferecer ideias de receitas nas lojas e online, sempre que possível personalizando essas sugestões;
- Apresentar melhores promoções em alimentos preparados e kits de refeições;
- Oferecer itens pré-cortados, pré-cozidos ou já prontos a preços competitivos;
- Ampliar a seleção de alimentos mais saudáveis e prontos para comer.
Personalização e saudabilidade foram enfatizados pelos clientes como aspectos importantes, especialmente com os altos níveis de obesidade da população americana – uma questão que afeta consumidores em todas as partes do mundo. O aumento da consciência sobre o que se come tem levado mais consumidores, segundo a 84.51º, a buscar mais opções saudáveis, orgânicas e veganas, o que tem o potencial de mudar bastante o sortimento dos supermercados e o modelo de comunicação dos benefícios alimentares.