Home SeçõesInternacional Varejo americano amplia aposta em refeições prontas

Varejo americano amplia aposta em refeições prontas

Estudo do braço de analytics da rede Kroger aponta tendências de foodservice que os supermercados podem aproveitar

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

Refeições prontas têm se tornado uma ferramenta importante para ajudar as redes de supermercados a aumentar a fidelidade de seus clientes e competir com restaurantes na oferta de foodservice – uma área com margens mais atraentes do que as categorias tradicionais do setor.

Segundo a 84.51°, divisão de data analytics da rede de supermercados Kroger, os consumidores têm se mostrado mais propensos a adquirir refeições prontas, pré-prontas ou kits de produtos. A partir de entrevistas com clientes da varejista que haviam comprado nos três meses anteriores ao estudo, a empresa identificou que o planejamento das compras de alimentos é a parte mais desafiadora da jornada para clientes mais jovens. O planejamento das refeições (o que preparar em cada momento e como preparar), por sua vez, é igualmente desafiador em qualquer faixa etária pesquisada, mostrando que existe uma demanda a ser atendida: os consumidores precisam de ajuda no processo de definir seu cardápio diário, especialmente em famílias em que todos trabalham fora.

Segundo os consumidores, o varejo pode facilitar a preparação das refeições a partir de pontos como:

  • Aumento da variedade e disponibilidade de kits de refeições ou opções “grab and go”, atendendo diferentes tamanhos de famílias e dietas;
  • Oferecer ideias de receitas nas lojas e online, sempre que possível personalizando essas sugestões;
  • Apresentar melhores promoções em alimentos preparados e kits de refeições;
  • Oferecer itens pré-cortados, pré-cozidos ou já prontos a preços competitivos;
  • Ampliar a seleção de alimentos mais saudáveis e prontos para comer.

Personalização e saudabilidade foram enfatizados pelos clientes como aspectos importantes, especialmente com os altos níveis de obesidade da população americana – uma questão que afeta consumidores em todas as partes do mundo. O aumento da consciência sobre o que se come tem levado mais consumidores, segundo a 84.51º, a buscar mais opções saudáveis, orgânicas e veganas, o que tem o potencial de mudar bastante o sortimento dos supermercados e o modelo de comunicação dos benefícios alimentares.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada