Início » Seção » Varejo alimentar reforça aposta em recrutamentos direcionados

Varejo alimentar reforça aposta em recrutamentos direcionados

Grupos Pereira e Koch estão entre os que lançam mão de estratégia voltada a atrair grupos específicos, incluindo vagas afirmativas e regime especial de trabalho

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Giseli Cabrini

Processos de recrutamento têm se multiplicado no varejo alimentar brasileiro, que sofre com a escassez de mão de obra. Portanto, multiplicam-se notícias sobre o tema. Contudo, nos últimos dias, uma movimentação tem chamado a atenção. Alguns grupos — como Pereira e Koch — têm apostado em processos seletivos para atrair grupos específicos, incluindo vagas afirmativas (reservadas a segmentos sociais historicamente sub-representados, por exemplo, mulheres, pessoas com deficiência e afrodescendentes) e regime especial de trabalho, como o part-time, direcionado a quem deseja trabalhar apenas aos fins de semana.

Por meio do Fort Atacadista, sua bandeira de atacarejo, o Grupo Pereira promoverá neste sábado (19), em Campo Grande, um feirão de empregabilidade com 150 vagas distribuídas entre dez unidades da rede na cidade, exclusivo para mulheres. A iniciativa integra a nova edição da Ação Cidadania, em referência à campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. A ação social reúne cerca de 90 instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil com o propósito de promover o acesso a serviços essenciais, especialmente voltados ao público feminino em situação de vulnerabilidade.

Leia também:

As oportunidades oferecidas pelo Fort Atacadista de Campo Grande não exigem experiência prévia e são inclusivas, contemplando pessoas com deficiência (PcD), candidatos com mais de 50 anos e aqueles em busca do primeiro emprego. Os cargos disponíveis incluem operadora de caixa, repositora de mercadorias, cozinheira, padeira e auxiliar de cozinha. Além de remuneração compatível com o mercado, algumas funções permitem ganhos por produtividade.

A empresa oferece benefícios, como alimentação na empresa, assistência odontológica, seguro de vida, kit maternidade, crédito consignado, folga no dia do aniversário e acesso ao Vuon Card, cartão de crédito com descontos nas lojas do Grupo Pereira. Os contratados também têm suporte social em áreas, como assistência jurídica, previdenciária, financeira e psicológica, extensivo aos familiares.

Iniciativas voltadas à inclusão e à diversidade dos colaboradores fazem parte do Grupo Pereira. Em especial no Mato Grosso do Sul, as mulheres já respondem por 49,6% do quadro total.

“Nós buscamos trabalhar muito o tema internamente, com sensibilizações e falar sobre a importância da diversidade em nossas unidades. Já fizemos processos envolvendo vagas afirmativas para PcD, público 50+ e pessoas trans. No caso de mulheres, temos metas internas para que elas cheguem aos cargos de liderança, visto que já temos um quadro equilibrado de contratação”, explica a coordenadora de ESG do Grupo Pereira, Adrileny Bogado Constantino. E acrescenta: “Quanto à idade, falamos das gerações, usamos exemplos internos para mostrar a importância e fizemos contratações afirmativas para o público 50+, aumentando a representatividade desse público em nossas unidades. Com isso, alcançamos a recertificação do selo “Age Friendly”. Já em relação à questão racial, iniciamos o tema com um censo interno para entender nosso quadro e, posteriormente, criar as ações.”

Também em julho, o Grupo Koch anunciou uma ação específica voltada à contratação de pessoas para trabalhar no sistema part-time, ou seja, apenas aos fins de semana. Estão sendo oferecidas 500 vagas em lojas da marca de atacarejo Komprão e no varejo SuperKoch, em 23 cidades catarinenses.

Leia Também