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Varejo alimentar e indústria se unem pelo Outubro Rosa

Confira também dicas sobre como participar da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama

De Redação SuperHiper
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O Outubro Rosa está aí. Trata-se da campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama com origem nos Estados Unidos, na década de 1990, que se espalhou pelo mundo. Por ano, mais de dois milhões de casos de câncer são diagnosticados no mundo. No Brasil, conforme o Instituto Nacional do Câncer, 20,5% dos casos da doença são de mama.

Por meio de diferentes ações, agentes dos setores público e privado, bem como associações, entidades filantrópicas e meio artístico, passaram a se mobilizar para promover a conscientização e o diagnóstico precoce da doença. E é claro que o varejo alimentar e a indústria não estão de fora. Entre eles estão: Prezunic, Comper Supermercados, do Grupo Pereira, Copacol e Cargill.

Prezunic

Em parceria com a ONG Cabelegria, a rede de supermercados Prezunic promove uma ação de doação de cabelos visando a confecção de perucas para pessoas com câncer que passam por quimioterapia e sofrem com a perda do cabelo.

No próximo sábado, 26, clientes da loja Prezunic Caxias Centenário poderão doar parte dos seus cabelos ou, se preferirem, realizar o “Corte Solidário”, feito por profissionais voluntários pelo valor de R$ 20. Todo o dinheiro e o cabelo arrecadados serão destinados à confecção das perucas.

Das 11h às 19h, dois cabeleireiros estarão à disposição do público no estacionamento da loja para coletar os fios doados ou fazer os cortes escolhidos pelos clientes. O Prezunic Caxias Centenário fica na rua Doutor Manoel Reis, 175, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Neste mês, durante a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, outras duas lojas do Prezunic – Engenho Novo e Barra Marapendi – já realizaram a ação.

A Cabelegria é uma ONG que busca levar autoestima a pacientes oncológicos e pessoas com patologias que tenham como sintoma a queda dos cabelos. Fundada em 2013, a instituição já conta com mais de 420 mil doações recebidas, que resultaram em 14 mil perucas doadas.

Comper Supermercados

A Rede de Supermercados Comper, do grupo Pereira, realiza, em 2024, a 10ª edição da campanha “Lenço Solidário Doe Cor Para Uma Vida”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar lenços, chapéus, boinas, turbantes e perucas para doar para pessoas em tratamento oncológico.

A instituição escolhida neste ano para receber as doações foi a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC).

O lançamento da campanha aconteceu na loja do Comper Alzira Santana, em Várzea Grande (MT), no dia 2 de outubro. A parceria entre a Comper e a AAPOC busca criar um laço de solidariedade, reforçando a importância da empatia e do cuidado mútuo. Os lenços e os acessórios serão entregues aos pacientes no Instituto de Tumores e cuidados Paliativos (ITC), da AAPOC, e, também, para todos pacientes oncológicos que procuram pela associação.

Copacol

Cooperar com a prevenção e o tratamento ao câncer de mama faz parte da sétima Campanha Filé de Tilápia Outubro Rosa lançado com cooperadas e colaboradoras.

Nos sete anos da campanha foram mais de R$ 1 milhão arrecadados para hospitais brasileiros, que são considerados referência no tratamento e cura, atendendo pacientes de todo o País. “A Campanha Filé de Tilápia Outubro Rosa tem um significado muito especial para nós e estamos muito felizes em lançar mais uma edição. Neste ano, de forma especial, recebemos a nossa embaixadora Ana Paula Padrão para uma conversa com as nossas cooperadas e colaboradoras. É uma campanha que coopera com mulheres que estão em tratamento e que recebem esse apoio dos consumidores Copacol. A embalagem rosa é um lembrete para a importância do autoexame e prevenção dessa doença que merece total atenção”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

Para participar da campanha e ajudar quem está em tratamento, basta comprar a embalagem rosa da Tilápia Copacol, que já está em supermercados de todo o País. A cada embalagem adquirida, R$ 1 tem como destino hospitais que atuam no combate e prevenção à doença. Do início da campanha até agora, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal já recebeu R$ 242.704; o Hospital do Amor, em Barretos (SP), R$ 218.800; o Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (PR), R$ 281.720; o Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel (PR), R$ 221.001; e o Hospital do Câncer de Campo Grande (MS), R$ 91.488.

Com a ação realizada pela Copacol, milhares de mulheres são impactadas positivamente por meio da embalagem, orientações nas redes sociais e pelo site diadepeixe.com.br/outubrorosa, que informa adequadamente como deve ser realizado o autoexame.

Cargill

Em 2024, as marcas da Cargill – Elefante, Pomarola e Liza – ganham embalagens especiais na cor rosa, tanto no varejo alimentar quanto para o food service. Essas são as marcas mais lembradas pelos consumidores em suas categorias e estão presentes em muitos lares.

Como nos anos anteriores, a iniciativa busca compartilhar informações sobre o câncer de mama e reforçar a importância do diagnóstico precoce em seus canais oficiais e de parceiros.

Este ano, a campanha Outubro Rosa também inclui novas frentes digitais. Além de disponibilizar conteúdos exclusivos sobre prevenção e cuidados nas redes sociais das marcas, a Cargill patrocinará um episódio especial do podcast Mamilos. Com exibição prevista para 15 de outubro, o programa abordará temas sobre saúde feminina, autocuidado, rede de apoio e a importância da prevenção e da informação de qualidade.

A empresa também apoiará o Instituto Vencer o Câncer, por meio de doação, com o objetivo de fortalecer projetos e ações relacionados à causa, e distribuirá 1.000 kits de produtos para pacientes do Instituto Amor em Mechas.

Dicas

Confira sugestões sobre como celebrar o Outubro Rosa em sua empresa e seu negócio:

1 – Aposte nos laços e na cor rosa

Um pedaço da fita rosa dobrado em forma do laço ajuda na conscientização da sua equipe para que “entre no clima” da campanha. Outra opção é pedir que as pessoas usem a cor rosa durante o mês.

2- Promova palestras

Convidar especialistas, ativistas ou pacientes e ex-pacientes pode ser inspirador e esclarecedor. Na impossibilidade de contratação de um palestrante você pode usar a tecnologia a seu favor. Busque algo interessante na internet, distribua os links via aplicativos, ou disponibilize no site ou outros canais web que a empresa tenha. Se tiver um tempo, reúna toda equipe e exiba o vídeo para todos.

3 – Organize campanhas de doação

Envolva os funcionários, os fornecedores e os clientes em ações de doações de itens, como lenços e acessórios para a cabeça, e, também, venda de itens cuja parte do valor vá para instituições de prevenção e combate à doença.

4- Utilize as redes sociais

Divulgue materiais de apoio, peças gráficas e informativos sobre a prevenção e tratamento da doença. Ao divulgar este tipo de conteúdo, você pode atingir um bom número de pessoas e gerar um bom engajamento e impacto positivo. Além disso, promova ações na empresa, como depoimentos, fotos com a equipe vestindo a cor rosa da campanha etc.

Fontes: Com informações da CDL- Contagem (MG) e Portal Rosa Choque

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