Home SeçõesGente Varejo alimentar cada vez mais inclusivo e diverso

Varejo alimentar cada vez mais inclusivo e diverso

Assaí e Grupo Mateus apostam em ações voltadas a migrantes, refugiados e pessoas com deficiência

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Não é de hoje que o varejo alimentar se destaca pelo seu papel social ao servir como porta de entrada para quem busca o primeiro emprego. Além disso, o setor tem avançado ao incorporar práticas voltadas à inclusão de migrantes, refugiados e pessoas com deficiência em seus quadros. Entre as companhias que, recentemente, estão apostando em iniciativas para esses públicos estão Assaí e Grupo Mateus.

O Assaí Atacadista passou a considerar o tema “migrantes e refugiados” como uma frente prioritária de suas práticas e políticas de diversidade e direitos humanos. Atualmente, a companhia emprega cerca de 800 profissionais migrantes ou refugiados de países, como a Venezuela, o Haiti, Cuba, o Afeganistão, a Síria e Angola.

Na prática, isso significa que a empresa ampliará recursos a fim de valorizar esses colaboradores e melhorar a experiência deles, incluindo o idioma espanhol no Censo de Diversidade da empresa, por exemplo.

No ano passado, o Assaí aderiu ao Fórum Empresas com Refugiados, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para esse grupo de pessoas, cuja sigla é ACNUR, e do Pacto Global no Brasil. Segundo a rede, a participação no fórum tem proporcionado uma compreensão mais profunda sobre o tema, além de acesso a treinamentos, trocas com outras empresas e contato direto com migrantes e refugiados.

A empresa também aderiu ao Hub Amazonas, da ACNUR, para fortalecer a inclusão de migrantes e refugiados na região Norte do País.

Nos próximos meses, o Assaí pretende investir na escuta qualificada de colaboradores migrantes e refugiados para aprimorar estratégias de atração, desenvolvimento e clima organizacional. E compartilhar a trajetória de um trainee refugiado nos canais internos e nas redes sociais da empresa. A companhia também confirmou presença em uma missão humanitária conduzida pela agência da ONU em Roraima, em agosto.

A Prefeitura de Paulista, município da Região Metropolitana de Recife (PE), deu início a uma articulação com o Grupo Mateus para promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho (PcD). A parceria começou a ser desenhada no dia 22 de julho durante reunião entre representantes da Superintendência de Direitos Humanos do município e a analista de Recursos Humanos da empresa, Gláucia Brito.

A iniciativa prevê a realização de um Mutirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência no dia 12 de agosto, das 8h às 12h, no Centro Administrativo da prefeitura, em Maranguape I. O evento faz parte da programação do Dia Nacional dos Direitos Humanos e deverá reunir candidatos e representantes do setor privado em torno de vagas exclusivas para esse público.

Além dos encaminhamentos profissionais, a iniciativa incluirá palestras formativas voltadas tanto à comunidade quanto à rede do Grupo Mateus, com temas, como direitos da pessoa com deficiência, enfrentamento às violações, bullying, racismo, intolerância e outras formas de discriminação.

De acordo com Gláucia, o Grupo Mateus quer tornar mais consistente sua política de responsabilidade social a partir da ampliação da diversidade nas equipes.

Fontes: Você RH/ Folha de Pernambuco

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada