Início » Seção » Varejo alimentar cada vez mais inclusivo

Varejo alimentar cada vez mais inclusivo

Grupos Bahamas, Carrefour e Pereira à frente de várias ações voltadas ao público PcD

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Redação SuperHiper

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, os Grupos Bahamas, Carrefour e Pereira promoveram ações com foco em diversidade, inclusão e empregabilidade.

Bahamas

No Grupo Bahamas, a campanha, que aconteceu ao longo de toda a semana passada, teve como propósito conscientizar, educar e abrir oportunidades — reafirmando o compromisso da empresa com um ambiente de trabalho mais justo e acolhedor para todos. Internamente, os colaboradores do Grupo foram convidados a refletir sobre a importância da inclusão por meio de pílulas de conhecimento, distribuídas nos canais de comunicação da empresa. Os conteúdos abordaram:

  • Tipos de deficiência e formas práticas de acolher no ambiente de trabalho;
  • Vocabulário capacitista: expressões que devem ser evitadas e alternativas mais respeitosas;
  • Libras no dia a dia: ensinamentos de sinais básicos que promovem a comunicação inclusiva;
  • Acesso a cursos gratuitos de Libras, incentivando o aprendizado contínuo.

“Acreditamos que o conhecimento é um poderoso agente de transformação, e quando falamos em inclusão, aprender é o primeiro passo. Respeitar e ser diverso faz parte da nossa cultura, e promover o acolhimento é um dever de todos nós”, reforça a gerente de Recursos Humanos, Flávia Campos.

Como parte das ações externas, no dia 22 de setembro, a companhia o Grupo Bahamas realizou o Dia D da Empregabilidade: uma iniciativa voltada exclusivamente para a captação de currículos de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O objetivo foi criar um canal direto entre a população e as oportunidades de trabalho da rede, acelerando o processo de avaliação e tornando-o mais acessível, destacou a área de Recrutamento e Seleção.

Todas essas iniciativas fazem parte do programa Empregar para Incluir, uma iniciativa contínua do Grupo Bahamas que reforça seu papel como marca empregadora comprometida com a equidade, o respeito e a diversidade. Com mais de 9000 mil colaboradores, a empresa entende que a inclusão é uma construção diária — e começa com atitudes simples que geram grandes transformações. Atualmente, a rede possui 87 unidades em operação, divididas em bandeiras. Está presente, atualmente, com 54 unidades na Regional Zona da Mata e 33 unidades na Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Carrefour

Na semana passada, o Grupo Carrefour Brasil (GCB) anunciou a abertura de 55 vagas em regime home office para o cargo de pessoa operadora de atendimento, destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PcD) e reabilitados do INSS.

A iniciativa marca o início de uma parceria inédita com a Reponto, empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais com deficiência. A Reponto será responsável por todo o processo seletivo, além de oferecer acompanhamento nos três primeiros meses de trabalho, garantindo uma integração acolhedora e uma inclusão profissional efetiva.

Entre os pré-requisitos da vaga, os candidatos precisam ter Ensino Médio Completo, residir em São Paulo ou na Grande São Paulo e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado, em jornada de 6h20 diárias.

As principais atividades do cargo incluem realizar atendimento via voz aos clientes, de forma humanizada e empática, acolher e esclarecer as dúvidas dos clientes e ofertar os produtos e serviços financeiros do grupo. Além disso, no Grupo Carrefour os colaboradores têm a possibilidade de participar de premiações de acordo com desempenho e superação de metas.

Os interessados podem se cadastrar na plataforma da Reponto e realizar a aplicação para a vaga de Pessoa Operadora de Atendimento – Grupo Carrefour Brasil.

Pereira

O Grupo Pereira por meio de sua bandeira de atacarejo, Fort Atacadista, realizou iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em seu quadro de colaboradores. Ao todo, foram oferecidas 30 vagas para atuar na frente de caixa nas unidades gaúchas de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Viamão.

Além do salário, a rede oferece benefícios, como plano odontológico, seguro de vida, alimentação no local, convênio com instituições de ensino, suporte social e plano de carreira. A idade mínima exigida é de 17 anos.

Em Gravataí, Sandra Margarete Pontes da Rosa atua como frente de caixa no Fort Atacadista, onde ingressou em junho deste ano em sua primeira experiência na função. Ela conta que tem gostado bastante do trabalho, especialmente pelo contato direto com os clientes e pela convivência com os colegas. Pessoa com deficiência e usuária de muletas, Sandra ressalta a importância das iniciativas de inclusão promovidas pela rede: “Acho de extrema importância a colaboração da rede Fort com a inclusão de pessoas com deficiência, pois como me enquadro nesse grupo sei da falta de oportunidades no meio de trabalho. Assim como a inclusão da comunidade LGBT+.”

Para apoiar a inclusão, o Fort desenvolve parcerias com entidades como a Associação de Pais e Amigos doe Excepcionais (APAE) e a Mão Amiga, em Caxias do Sul; a APAE e a Oficina de Geração de Renda (OGR), em Novo Hamburgo; a Associação de Deficientes Visuais de Canoas (Avedic); a APAE e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão; e o Centro Ocupacional Gravataí (Cofameg).

Com a iniciativa, o Grupo Pereira reforça seu compromisso com a inclusão social ao disponibilizar vagas para PcD. Essa ação contribui para o fortalecimento de uma cultura organizacional diversa, promove a equidade no mercado de trabalho e gera impacto positivo na sociedade. “Mais do que atender à legislação, acreditamos que a diversidade agrega valor, amplia perspectivas e fortalece o crescimento de todos os envolvidos”, destaca a analista regional de Gente e Gestão do Fort Atacadista, Liriane Galvão.

 

 

Leia Também