Por Giseli Cabrini
O calendário do varejo alimentar brasileiro tem uma dinâmica particular: o presente, na verdade, já é o futuro. Isso porque, anualmente, em janeiro acontece, em Nova York, a NRF 2025: Retail’s Big Show. Trata-se do maior evento varejista do mundo que antecipa tendências e diretrizes para a atividade de forma global.
Paralelamente à contagem regressiva para a NRF, que este ano terá início em 12 de janeiro, já é possível antecipar qual será a linha-mestra, quando o assunto é marketing.
Leia também:
Personalização avançada e inteligência artificial (IA) generativa, conteúdo interativo e imersivo envolvendo Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), marketing sustentável, crescimento de plataformas de vídeos curtos (Tik Tok e Reels), comunidades on-line e microinfluenciadores, foco em experiências híbridas integrando o universo físico e digital, crescimento das redes de mídia de varejo, diversidade e inclusão, protagonismo do cliente e cocriação e bem-estar digital do consumidor. Essas são as “Marketing Trends 2025”, de acordo com estudo da Kantar.
Em síntese, isso significa combinar tecnologia e inovação com algo intrínseco ao varejo alimentar: a interação humana. E, claro, lançar mão de ações de marketing, que respeitem as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Se destrincharmos a diretriz a respeito do bem-estar digital do consumidor, o aumento da conscientização sobre saúde mental e digital faz com que o público espere que marcas e empresas ofereçam experiências menos invasivas e respeitem o bem-estar digital. Isso implica anúncios mais sutis e uma redução de estratégias que induzem ao consumo de maneira exaustiva. Dessa forma, consumidores valorizam aqueles que equilibram seus interesses comerciais com práticas que respeitam seu espaço e sua saúde mental, destaca o estudo “Marketing Trends 2025”.
E tudo isso já é uma realidade no varejo alimentar brasileiro. Segundo o departamento de marketing do Atacadão Dia a Dia, todas as ações estarão sempre em conformidade com as diretrizes da LGPD, respeitando a privacidade e a segurança dos clientes, algo que sempre será um valor central para a marca da empresa.
Para o Atacadão Dia a Dia, ao combinar inovação tecnológica com um relacionamento mais próximo e transparente com os clientes, é possível oferecer uma experiência de compra mais conectada, ágil. E, o mais importante, quando se fala em implementação de IA, um fator fundamental é a humanização, que não será deixada de lado. Pelo contrário, mesmo com a utilização de ferramentas modernas, a companhia dará sequência a sua linha de atuação no sentido de estar mais próximo do consumidor, preservando seu principal slogan “atendimento de qualidade, eficiente e diferenciado”.
A empresa ressalta que, em 2024, um dos destaques foi o fortalecimento do marketing de influência e as parcerias com a indústria, que ajudaram a conectar a marca do Atacadão Dia a Dia com mais pessoas e aumentar a presença digital.
Para 2025, a IA se tornou um ponto central da estratégia da empresa com foco na experiência do shopper e na otimização da operação, como, por exemplo, ajustar o layout das lojas em tempo real, baseado no comportamento do cliente.