Home SeçõesNegócios Varejo alimentar além do elementar

Varejo alimentar além do elementar

Supermercadistas vêm diversificando a experiência do cliente em outros tipos de atrativo como estacionamento amplo e comunicação visual

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Uma boa experiência do cliente em supermercados é fundamental para garantir a satisfação, a fidelização e o retorno dos consumidores ao estabelecimento. Quando o cliente encontra um ambiente organizado, preços claros, atendimento eficiente e facilidade nas compras, ele tende a valorizar mais a loja e indicá-la a outras pessoas. Esse cuidado com a experiência vai além da simples venda de produtos, pois envolve aspectos como acessibilidade, variedade de itens, rapidez no caixa e cordialidade dos funcionários, fortalecendo a imagem positiva da marca.

Além disso, investir em uma boa experiência do cliente pode ser um diferencial competitivo essencial em um mercado cada vez mais disputado. Supermercados que inovam em serviços, como autoatendimento, estacionamento amplo, aplicativos para compras rápidas ou entregas em domicílio, conseguem se destacar diante da concorrência e conquistar públicos diversos. Uma experiência positiva cria um ciclo virtuoso: aumenta a satisfação, estimula compras recorrentes e eleva o ticket médio, contribuindo não apenas para os lucros, mas também para o crescimento sustentável do negócio.

No quesito estacionamento, por exemplo, empresas parceiras aos supermercados vêm ampliando a sua presença em lojas de varejo alimentar. A Indigo Brasil empresa de gestão e administração de estacionamentos, está engatando uma nova marcha e expandindo a atuação em empreendimentos de pequeno e médio portes, entre eles, os centros de comércio.

Para o vice-presidente da empresa, Marcelo Nunes, o movimento é estratégico para gerar maior conhecimento de marca e aproveitar a capacidade da oferta ampla de serviços da companhia, colocando a Indigo na rota de um mercado amplo, pulverizado e pouco explorado: apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul — focos iniciais da operação — existem mais de 4 mil grupos econômicos com esse perfil.

“O segmento de pequeno e médio porte é um campo muito fértil para inovação e ganho de eficiência. Estamos levando o mesmo padrão dos nossos grandes contratos para um novo perfil de cliente, com soluções mais ágeis, simples de implantar e muito eficientes”, afirma Nunes.

Entre os diferenciais, a Indigo avalia possibilidades de melhorias estruturais, atualizações em tecnologia, sistemas automatizados de controle de acesso, pagamentos digitais com a plataforma Indigo Neo, gestão de fluxo inteligente e atendimento omnichannel para os usuários.

Retail Media

A retail media vem se consolidando como uma estratégia fundamental dentro de supermercados, principalmente diante das novas dinâmicas do consumo digital e físico. Plataformas de retail media permitem que marcas e fornecedores alcancem o consumidor no ponto de venda, por meio de publicidade personalizada e segmentada, impulsionando ofertas, lançamentos e a visibilidade de produtos diretamente nas gôndolas físicas ou canais digitais das redes varejistas. Isso amplia as oportunidades de comunicação no chamado “último metro”, ou seja, quando o consumidor já está decidido a comprar, potencializando assim as taxas de conversão e o ticket médio das lojas.

Além disso, a adoção de soluções de retail media nos supermercados contribui para o aumento das receitas auxiliares do varejo — fundamentais num setor de margens apertadas. Ao transformar dados de compra em insights valiosos, o supermercado oferece para a indústria informações privilegiadas sobre o comportamento do shopper e abre espaço para parcerias mais estratégicas, inovando não só na experiência do cliente, mas também em sua lucratividade. Com esse movimento, o supermercado deixa de ser apenas um canal de vendas e passa a atuar como um ecossistema de mídia eficiente e integrado.

Com o varejo (mercados, atacados e atacarejos) cada vez mais focado em eficiência, geração de receitas e experiências de compra conectadas ao consumidor, cresce no Brasil a adesão ao Retail Media – que transforma o ponto de venda físico em plataforma estratégica de comunicação.

Especializada em tecnologia LED no Brasil e com atuação em milhares de pontos de venda em todo o país e projetos desenvolvidos para redes como Grupo Mateus, Fort Atacadista, Supermercados Zona Sul e Cestto Atacadista, a LedWavem aposta na convergência entre comunicação dinâmica em tempo real, personalização baseada em dados e eficiência energética para transformar a jornada de compra em uma experiência mais impactante e rentável para todos os envolvidos – varejistas, indústrias e consumidores.

O ano de 2025 marca novo patamar para o Retail Media, consolidando-se como uma das estratégias mais relevantes de marketing no setor. “O retail media no setor supermercadista brasileiro cresce em ritmo acelerado, com pesquisa da Nielsen apontando que mais de 70% das decisões de compra são influenciadas por comunicação digital no ponto de venda, esse cenário reforça o potencial das mídias digitais para engajar consumidores e gerar receita extra para varejistas”, declarou a empresa.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada