Por Renato Müller
O aumento do consumo de conteúdo digital parece ter um efeito significativo na cesta de compras nos supermercados. De acordo com um estudo divulgado pela Circana nos EUA, o volume de snacks, salgadinhos e alimentos em pequenas porções aumenta em públicos que utilizam seus smartphones com mais frequência.
Em média, os americanos gastam 7 horas e 3 minutos por dia em telas (celulares, computadores, TVs). Entre a Geração Z, esse tempo sobe para mais de 9 horas diárias. Com o aumento do uso de telas e do “multitasking”, em que as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo, diminuem as oportunidades de cozinhar e de um tempo de qualidade à mesa.
Entre preparar e comer as refeições, os americanos gastam em média 52 minutos por dia e um terço deles gastam menos de 30 minutos diários. No café da manhã, segundo a Circana, 65% das pessoas gastam menos de 5 minutos. Isso faz com que doces, salgadinhos, barras de proteína e alimentos em pequenas porções ganhem preferência no dia a dia.
De acordo com os dados da Circana, esse é um comportamento generalizado no mercado americano. Sessenta por cento das pessoas preferem snacks a refeições completas e 70% dos membros das Gerações X e Millennial buscam snacks durante o dia para obter mais energia. Em um dado aliado à epidemia de obesidade, petiscos e pequenas porções também são itens de desejo entre consumidores de medicamentos contra diabetes e para perda de peso.