Home SeçõesNegócios UnidaSul colhe frutos do Programa RAMA da ABRAS

UnidaSul colhe frutos do Programa RAMA da ABRAS

Rede reduz perdas e amplia saudabilidade, tornando-se fonte de inspiração para outros grupos supermercadistas gaúchos

De Redação SuperHiper
0 Comentário

A operação de frutas, legumes e verduras, ou FLV, do Grupo UnidaSul, chama a atenção pelo rigor, pela organização e pela cultura ligada à saudabilidade do segmento de perecíveis e pode servir de inspiração. Tudo isso graças a um projeto capaz de rastrear o hortifrúti desde o produtor até a loja, cujas etapas podem ser checadas pelo cliente.

Sem contar que a UnidaSul é uma das varejistas que aderiu ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). E inclusive foi premiada este ano na categoria supermercado durante o Smart Market ABRAS 2025.

O controle e o rigor são mantras nas equipes que recebem as cargas diariamente no centro de distribuição (CD) do grupo, em Esteio (RS). Por semana, são, em média, quase 600 toneladas de produtos que transitam na área, das mais diferentes origens, incluindo o exterior. De produtores locais, são 47. O RAMA do grupo gaúcho foi completado para rodar 100% em 2020, informa o diretor de Logística, Daniel Peyrot Neto.

Frutas, verduras e legumes nacionais ou estrangeiros: tudo que chega para ser separado e distribuído para a rede de lojas, entre supermercados de vizinhança e atacarejos, passa pela rastreabilidade. São 461 SKUs.

Para dar certo esse fluxo, o produtor é peça fundamental. A etiqueta com todos os dados do item é emitida na propriedade. Os dados já alimentam o sistema da varejista, detalhe que ajuda também no controle, em identificar o que pode não ter saída e redimensionar volumes de abastecimento, cita Neto.

Mas o grande alvo é a qualidade, a especificação e a uniformidade da mercadoria que vai para a loja. O diretor de Logística e os gestores da área de Qualidade e Segurança Alimentar, Douglas Figueiredo e Alessandra Collares, descreveram o passo a passo da rastreabilidade, com principais pontos no quadro ao lado.

Passo a passo do RAMA no Grupo UnidaSul:

1. Os 47 fornecedores recebem diariamente os pedidos. Os produtos são acondicionados em caixas plásticas devidamente identificadas com etiquetas de rastreabilidade.

Em seguida, são transportados até o CD de hortifrúti, em Esteio. Ao chegarem, os produtos passam por inspeção pela equipe de controle de qualidade, para padronização, usando fichas técnicas catalogadas em sistema informatizado, para confrontar com o que é recebido do fornecedor. Após a aprovação, os produtos são armazenados, separados conforme a demanda, e posteriormente distribuídos às lojas em caminhões refrigerados, preservando sua integridade e qualidade. No fim do processo, os produtos são embalados e identificados com etiquetas com informações de rotulagem e rastreabilidade.

2. A identificação é fixada dentro das caixas plásticas utilizadas no processo de abastecimento dos produtos com FLV. Elas são higienizadas a cada utilização garantindo que não haja qualquer tipo contaminante. Essas caixas são utilizadas no transporte dos produtos a granel, garantindo a rastreabilidade em todas as etapas da cadeia logística. Fornecedores receberam treinamento sobre rastreabilidade.

3. São feitos exames em amostras, com uso dos softwares PariPassu e CLICQ, plataforma de questionários on-line para registrar as análises realizadas e verificação de requisitos higiênico-sanitários. Cada produto recebido é devidamente registrado por meio desse sistema, que permite a inclusão de fotos e documentos.

4. A rastreabilidade e o controle rigoroso da cadeia de alimentos garantem a segurança alimentar, a transparência e o respeito ao consumidor. O trabalho depende de tecnologias robustas, equipes capacitadas e responsabilidade dos fornecedores.

Fonte: Jornal do Comércio

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada